Avisos

Dossiê “Patrimônio cultural, música e mídias”

2024-10-17

Editores convidados: Amílcar Almeida Bezerra (UFPE) e Luiz Henrique Assis Garcia (UFMG)

Reprodutibilidade e mediatização técnica transformaram nossas relações com o som ao torná-lo “objetificável”. Uma das possibilidades abertas pela gravação foi seu uso para registro documental de expressões culturais. Esse veio também tomou fôlego com a possibilidade de registrar depoimentos relativos a acontecimentos históricos, afetando a construção da memória e a forma de narrar a História, e histórias, através de museus e coleções. Discutir o som gravado e a música popular como objetos das operações de patrimonialização e musealização passa necessariamente por examinar sua produção como artefatos depositários de atributos e representação sociais em permanente reelaboração. Neste intuito, uma pista importante nos oferece o trabalho de Sterne (2003), especialmente quando escava a história cultural do vínculo entre vida-morte e passado-presente através dos primeiros registros sonoros e as expectativas produzidas sobre eles.

Leer más acerca de Dossiê “Patrimônio cultural, música e mídias”

Número actual

Vol. 5 Núm. especial (2024): MusiMid 20 anos
					Ver Vol. 5 Núm. especial (2024): MusiMid 20 anos

Organização: Heloísa de A. Duarte Valente & Fernando de Oliveira Magre

Publicado: 2024-09-11

Editorial

Artigos

Ver todos los números

Musimid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia (ISSN: 2675-3944 | Prefixo DOI: 10.29327/16597) é uma revista científica quadrimestral de acesso aberto publicada pelo Centro de Estudos em Música e Mídia – MusiMid com revisão cega por pares. Publica textos interdisciplinares sobre música, com ênfase para a semiótica musical, bem como no sentido estrito (musicologia, história, crítica).

Dentre os temas de interesse da Revista, destacam-se as questões relacionadas à performance e seus modelos: suas relações com corpo e suas diversas camadas de mediação, ao longo da história; o papel da tecnologia e as plataformas midiáticas nos processos da comunicação poética; a concepção de instrumento musical e sua interpolação com diversos dispositivos, existentes ou obsoletas (microfone, amplificação, alta-fidelidade), e plataformas midiáticas; as variações dos padrões de escuta, gosto e sensibilidade estética, mediante a introdução das diferentes mídias sonoras; as paisagens sonoras e as mudanças na sensibilidade; as interfaces da linguagem musical com outras linguagens artísticas; questões ligadas a contemporaneidade, globalização, identidade, pertencimento e vínculo afetivo, por meio da música; memória cultural, musical e midiática; constituição de valores estáveis na era do efêmero.