Dossiê: Economia do streaming e culturas musicais: estratégias de circulação e práticas de consumo de música digital.

31-03-2025

Após anos de experimentações de novos modelos de negócio de música digital, os serviços de streaming de áudio e vídeo se tornaram o método predominante de distribuição de música digital em praticamente todos os mercados do mundo. Essa centralidade trouxe consigo uma série de mudanças na forma como os consumidores passaram a ouvir música, assim como os músicos produzem suas obras. Da parte do consumo, o formato da playlist se tornou o preferencial para se ouvir e promover música digital e os sistemas de recomendação automática de música adquiriram crescente importância ao se tornarem inescapáveis para o acesso aos catálogos das empresas. Da parte da produção de música, o modus operandi dos serviços de streaming também altera as estratégias de composição e lançamento das músicas. Diante dos baixos retornos monetários pagos pelas plataformas digitais por cada view ou play, muitos artistas têm adotado diferentes táticas para a condução de suas carreiras: o conceito de álbum tem dado espaço para o lançamento de compactos (singles) em sequência, o formato de banda tem sido preterido em favor do cantor-compositor solo, as novas composições têm seguido a lógica dos sistemas de recomendação a fim de que estes a incluam nas playlists mais ouvidas. Além disso, a música produzida por Inteligência Artificial generativa (GenAI) já se coloca como o mais novo desafio para a indústria da música, o que levanta diversas preocupações: seria a GenAI capaz de substituir os artistas humanos? Qual é a estética da música produzida por GenAI? Como essa nova tecnologia afetará as leis de direitos autorais? Como é possível proteger compositores e intérpretes humanos diante de uma tecnologia?

Este dossiê convida as/os pesquisadoras/es a apresentarem artigos científicos que reflitam sobre essa indústria da música digital em seus aspectos mais diversos: novas práticas de consumo de música, análises e avaliações de sistemas de recomendação musical, estratégias de produção de música, a economia da música digital e seus efeitos sobre a comunidade dos músicos, análise das legislações de regulação dos serviços de streaming de música, políticas culturais voltadas para fomentar a diversidade cultural no mercado de música digital do países do sul global, o uso de GenAI para a produção de música e seus efeitos práticos para a economia da música assim como os efeitos sobre as leis de direitos autorais, entre outros aspectos que ajudem a entender o que é, como funciona e em quê se transformará a indústria da música na era digital.

Prazo de Submissão: até 16 de junho de 2025.

Estimativa de publicação: agosto/ setembro de 2025.

Editores convidados: Leonardo De Marchi (UFRJ) e Gustavo Ferreira (Universidade de Toronto).