Aspectos da metodologia de Philip Tagg

Autores

Palavras-chave:

análise musemática, teste de recepção, poiético/estésico, muso/não-muso

Resumo

Philip Tagg (1944–2024) desenvolveu ferramentas metodológicas direcionadas à análise de música popular, levando em consideração a interdisciplinaridade e a contextualização sociocultural.  Seu foco principal, desde o final dos anos 1970, foi o processo de formação de sentido a partir das estruturas musicais, com especial atenção para a associação de música e imagem nos meios de comunicação massivos. Este artigo apresenta aspectos estruturais da proposta do autor, selecionados de três de suas principais obras, a saber, Music’s Meanings (2013), Ten Little Title Tunes (2003), e Fernando the Flute – Analysis of Musical Meaning in an ABBA Mega-hit (2019). Entre os conceitos abordados, destacam-se musema, análise musemática, instersubjetividade, interobjetividade, poiético/estésico e os neologismos “muso”/“não-muso”.

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Biografia do Autor

Claudia Azevedo, Pesquisadora Independente

Cláudia Azevedo é Doutora e Mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e bacharel em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seu principal interesse de pesquisa e cerne de seu estágio de pós-doutoramento (PPGM-Unirio, 2011-2015) é a formação de sentido, em música gravada, a partir das estruturas musicais e sua inserção na cultura. Atualmente, é pesquisadora independente e participa dos grupos de pesquisa Música, História, Memória, Acervos (PPGM-Unirio) e Cognição Musical em Processos Criativos (PPGM-Escola de Música/UFRJ).

Referências

TAGG, Philip; CLARIDA, Bob. Ten Little Title Tunes – Towards a Musicology of Mass Media. New York & Montreal: The Mass Media Musicologists’ Press, Inc., 2003.

TAGG, Philip. Music’s Meanings: a modern musicology for non‐musos. New York & Huddersfield: The Mass Media Music Scholars’ Press, 2013.

_________ Fernando the Flute – Analysis of Musical Meaning in an ABBA Mega-hit. New York & Liverpool: The Mass Media Music Scholars’ Press, 2019. 4ª ed.

_________ Analysing popular music: theory, method and practice, 1982.Disponível em

<http://www.tagg.org/articles/xpdfs/pm2anal.pdf>, consulta: 21.dez.2024.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

AZEVEDO, Claudia. Aspectos da metodologia de Philip Tagg. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 102–112, 2024. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/236. Acesso em: 17 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Philip Tagg: Por uma musicologia expandida: da musemática ao edutenimento