Annonces

Dossiê: Economia do streaming e culturas musicais: estratégias de circulação e práticas de consumo de música digital.

2025-03-31

Após anos de experimentações de novos modelos de negócio de música digital, os serviços de streaming de áudio e vídeo se tornaram o método predominante de distribuição de música digital em praticamente todos os mercados do mundo. Essa centralidade trouxe consigo uma série de mudanças na forma como os consumidores passaram a ouvir música, assim como os músicos produzem suas obras.

Lire plus à propos de Dossiê: Economia do streaming e culturas musicais: estratégias de circulação e práticas de consumo de música digital.

Numéro courant

Vol. 5 No 2 (2024): Philip Tagg: Por uma musicologia expandida: da musemática ao edutenimento
					Afficher Vol. 5 No 2 (2024): Philip Tagg: Por uma musicologia expandida: da musemática ao edutenimento

Organização: Cláudia Azevedo; Laura Jordán; Martha Ulhôa; Heloísa de A. Duarte Valente; Fernando de Oliveira Magre

Publiée: 2025-01-01

Artigos

Voir tous les numéros

Musimid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia (ISSN: 2675-3944 | Prefixo DOI: 10.29327/16597) é uma revista científica quadrimestral de acesso aberto publicada pelo Centro de Estudos em Música e Mídia – MusiMid com revisão cega por pares. Publica textos interdisciplinares sobre música, com ênfase para a semiótica musical, bem como no sentido estrito (musicologia, história, crítica).

Dentre os temas de interesse da Revista, destacam-se as questões relacionadas à performance e seus modelos: suas relações com corpo e suas diversas camadas de mediação, ao longo da história; o papel da tecnologia e as plataformas midiáticas nos processos da comunicação poética; a concepção de instrumento musical e sua interpolação com diversos dispositivos, existentes ou obsoletas (microfone, amplificação, alta-fidelidade), e plataformas midiáticas; as variações dos padrões de escuta, gosto e sensibilidade estética, mediante a introdução das diferentes mídias sonoras; as paisagens sonoras e as mudanças na sensibilidade; as interfaces da linguagem musical com outras linguagens artísticas; questões ligadas a contemporaneidade, globalização, identidade, pertencimento e vínculo afetivo, por meio da música; memória cultural, musical e midiática; constituição de valores estáveis na era do efêmero.