Musimid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia (ISSN: 2675-3944 | Prefixo DOI: 10.29327/16597) é uma revista científica quadrimestral de acesso aberto publicada pelo Centro de Estudos em Música e Mídia – MusiMid com revisão cega por pares. Publica textos interdisciplinares sobre música, com ênfase para a semiótica musical, bem como no sentido estrito (musicologia, história, crítica).

Dentre os temas de interesse da Revista, destacam-se as questões relacionadas à performance e seus modelos: suas relações com corpo e suas diversas camadas de mediação, ao longo da história; o papel da tecnologia e as plataformas midiáticas nos processos da comunicação poética; a concepção de instrumento musical e sua interpolação com diversos dispositivos, existentes ou obsoletas (microfone, amplificação, alta-fidelidade), e plataformas midiáticas; as variações dos padrões de escuta, gosto e sensibilidade estética, mediante a introdução das diferentes mídias sonoras; as paisagens sonoras e as mudanças na sensibilidade; as interfaces da linguagem musical com outras linguagens artísticas; questões ligadas a contemporaneidade, globalização, identidade, pertencimento e vínculo afetivo, por meio da música; memória cultural, musical e midiática; constituição de valores estáveis na era do efêmero.

Announcements

Philip Tagg - An expanded Musicology: from musematics to edutainment.

2024-05-14

Philip Tagg (1944 – 2024) began his musical career in the early 1960s. A Professor since the 1970s, he is the author of an extensive intellectual output of books, texts, and videos. He was largely responsible for the establishment and development of an expanded Musicology, having taken the studies of and about popular music to Academia. As one of the founders of IASPM – International Association for the Study of Popular Music, in the early 1980s, he encouraged the assembly, exchange of knowledge and debate among researchers, initially from Europe and North America and, gradually, from various regions of the planet. Throughout his work, understanding of music - as language and practice – appears as the result of the interface of various sound and musical elements mediated, whether in audiovisual products or in phonograms, contributing decisively to the formation of meaning by the listener/receiver.

Read more about Philip Tagg - An expanded Musicology: from musematics to edutainment.

Current Issue

Vol. 4 No. 1 (2023): Música Entretelas
					View Vol. 4 No. 1 (2023): Música Entretelas

Organização: Jhonatan Alves Pereira Mata

Published: 2023-12-22

Editorial

View All Issues