Máquina de ritmo
canção, tecnologias e crítica cultural em Gilberto Gil
Palavras-chave:
Canção e tecnologias, crítica cultural, Gilberto GilResumo
Neste artigo discuto o tema das tecnologias no campo da música popular, mais especificamente na canção, em seu potencial de crítica cultural. Nesse propósito analiso a canção Máquina de ritmo, de Gilberto Gil, sendo este compositor um artista com uma produção singular no âmbito cultural brasileiro, tanto em seus aspectos estéticos e filosóficos, quanto na atenção que conferiu, ao longo de sua vasta obra, às temáticas tecnológicas – o que aqui nos interessa em especial. Numa abordagem interdisciplinar, busco explorar uma discussão não meramente no sentido de compreender como as tecnologias têm modificado os processos de composição e produção musical, mas sobretudo trazendo um outro enfoque – ao que me parece ainda pouco explorado – que consiste em analisar como a canção têm refletido sobre as transformações tecnológicas na cultura ou, ainda, no interior da própria canção. A análise aqui empenhada levantou questões como os tensionamentos entre o tradicional e o moderno, o acústico e o eletrônico, o analógico e o digital, a sensibilidade humana e o processamento de algoritmos, onde observamos o que identifico como uma atitude dialética do artista ao abordar uma série de dilemas contemporâneos de forma crítica e sensível.
Downloads
Referências
Andrade, Carlos Drummond de. A máquina do mundo. In: Moriconi, Italo (organizador). Os cem melhores poemas brasileiros do século. Rio de Janeiro : Objetiva, 2001.
Benjamin, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. porto Alegre, R: L&PM, 2017.
Carvalho, Pedro Henrique Varoni de. A voz que canta na voz que fala: poética e política na trajetória de Gilberto Gil. Ateliê Editorial; Aracaju, SE: Editora Universitária Tiradentes, 2015.
Elias, Norbert. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.
Favaretto, Celso. Tropicália: alegoria, alegria. Cotia: Ateliê Editorial, 2000 (3ª Edição).
Garcia, Walter. 2016. Nota sobre o disco Encarnado, de Juçara Marçal (2014). Revista USP, (111), 59-68.
Gullar, Ferreira. Poema sujo. - 1. ed. – Rio de Janeiro : MEDIAfashion, 2008.
Iazzetta, Fernando. Música e mediação tecnológica. 2009.
Neder, Ricardo. A máquina do mundo e seus claros enigmas. Outras palavras, 01 jul. 2020. Disponível em: < A máquina do mundo e seus claros enigmas - Outras Palavras > Acesso: 05 ago. 2023.
Rancière, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org,; Editora 34, 2009 (2ª Edição).
Ricardo, Gabriel Marotti. Banda Larga Cordel: cultura e mediação tecnológica na trajetória de Gilberto Gil. Universidade de São Paulo (Dissertação de mestrado), 2022.
Schafer, Raymond Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. Unesp, 1997.
Wisnik, José Miguel. Entre o erudito e o popular. Revista de História, nº 157, p. 55-72, 2007.
Vianna, Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Zahar Ed. : Ed. UFRJ, 1995.