O Sino e a sirene
Memórias sonoras e transições do Ruído Sagrado
Mots-clés :
ecologia sonora, história das sensibilidades, Ruído Sagrado, história socialRésumé
Parte-se do conceito de “Ruído Sagrado”, de Schafer, e discute-se a sua ocorrência em dois momentos geográfica e historicamente distintos: o som dos sinos nas comunidades rurais do interior da França no século XIX e o som das sirenes de fábricas em um bairro da cidade de Guarulhos-SP no final do século XX. Apoia-se na obra Les cloches de la terre, de Corbin, para a análise do papel dos sinos e em uma narrativa de experiência do próprio autor para a discussão do exemplo das sirenes. Identifica-se que, em ambos os casos, o “Ruído Sagrado” está ligado intrinsecamente ao contexto social e, particularmente, à noção temporal vigente. Conclui-se que, de formas e intensidades diferenciadas, em ambas as localidades o Ruído Sagrado influencia as vidas de seus moradores.
Téléchargements
Références
Arantes, Paulo. “O novo tempo do mundo: e outros estudos sobre a era da emergência”. São Paulo: Boitempo, 2014.
Bauman, Zygmunt. “Modernidade Líquida”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
Cage, John. “Silêncio”. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
Cattin, Giulio. “Music of the Middle Ages I”. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
Cerwén, Gunnar. “Listening to Japanese gardens II: expanding the soundscape action design tool”. Journal of Urban Design, 2020.
Corbin, Alain. “Les cloches de la terre: paysage sonore et culture sensible dans les campagnes au XIXe siècle”. Paris: Albin Michel, 1994.
______ “O prazer do historiador”. Entrevista concedida a Laurent Vidal. Revista Brasileira de História, São Paulo, vol. 25, n. 49, 2005.
Gomes, Ana Lúcia de Abreu. “O toque dos sinos em Minas Gerais: materialidade e práticas sociais”. Museologia & Interdisciplinaridade. Vol. 6, nº 11, jul-dez 2017.
Guarulhos. Prefeitura. 2021. Disponível em: https://www.guarulhos.sp.gov.br/historia. Acesso em: 1º de junho de 2021.
Hobsbawn, Eric J. “A era das revoluções: 1789-1848”. – 25ª ed. – São Paulo: Paz e Terra, 2010.
Hoppin, Richard H. “Medieval Music (Norton introduction to music history series)”. Nova York: W. W. Norton & Company, 1978.
Huizinga, Johan. “O outono da Idade Média. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
Koselleck, Reinhart. “Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos”. Rio de Janeiro: Contraponto/Ed. PUC-Rio, 2006.
Krause, Bernie. “A grande orquestra da natureza: descobrindo as origens da música no mundo selvagem”. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
Radsten-Ekman, Maria. “Wanted unwanted sounds: perception of sounds from water structures in urban soundscapes”. 2015. 81 f. Tese (Doutorado). Stockholm University. Department of Psychology. Sweden, 2015.
Schafer, Raymond Murray. “A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora”. 2.ed. - São Paulo: Editora Unesp, 2011.
______ “Vozes da tirania: templos de silêncio”. São Paulo: Editora Unesp, 2019.
Thompson, E. P. “Costumes em comum”. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.