O Sino e a sirene

Memórias sonoras e transições do Ruído Sagrado

Autores/as

  • Sergio Leal IA-Unesp

Palabras clave:

ecologia sonora, história das sensibilidades, Ruído Sagrado, história social

Resumen

Parte-se do conceito de “Ruído Sagrado”, de Schafer, e discute-se a sua ocorrência em dois momentos geográfica e historicamente distintos: o som dos sinos nas comunidades rurais do interior da França no século XIX e o som das sirenes de fábricas em um bairro da cidade de Guarulhos-SP no final do século XX. Apoia-se na obra Les cloches de la terre, de Corbin, para a análise do papel dos sinos e em uma narrativa de experiência do próprio autor para a discussão do exemplo das sirenes. Identifica-se que, em ambos os casos, o “Ruído Sagrado” está ligado intrinsecamente ao contexto social e, particularmente, à noção temporal vigente. Conclui-se que, de formas e intensidades diferenciadas, em ambas as localidades o Ruído Sagrado influencia as vidas de seus moradores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Arantes, Paulo. “O novo tempo do mundo: e outros estudos sobre a era da emergência”. São Paulo: Boitempo, 2014.

Bauman, Zygmunt. “Modernidade Líquida”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

Cage, John. “Silêncio”. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

Cattin, Giulio. “Music of the Middle Ages I”. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

Cerwén, Gunnar. “Listening to Japanese gardens II: expanding the soundscape action design tool”. Journal of Urban Design, 2020.

Corbin, Alain. “Les cloches de la terre: paysage sonore et culture sensible dans les campagnes au XIXe siècle”. Paris: Albin Michel, 1994.

______ “O prazer do historiador”. Entrevista concedida a Laurent Vidal. Revista Brasileira de História, São Paulo, vol. 25, n. 49, 2005.

Gomes, Ana Lúcia de Abreu. “O toque dos sinos em Minas Gerais: materialidade e práticas sociais”. Museologia & Interdisciplinaridade. Vol. 6, nº 11, jul-dez 2017.

Guarulhos. Prefeitura. 2021. Disponível em: https://www.guarulhos.sp.gov.br/historia. Acesso em: 1º de junho de 2021.

Hobsbawn, Eric J. “A era das revoluções: 1789-1848”. – 25ª ed. – São Paulo: Paz e Terra, 2010.

Hoppin, Richard H. “Medieval Music (Norton introduction to music history series)”. Nova York: W. W. Norton & Company, 1978.

Huizinga, Johan. “O outono da Idade Média. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

Koselleck, Reinhart. “Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos”. Rio de Janeiro: Contraponto/Ed. PUC-Rio, 2006.

Krause, Bernie. “A grande orquestra da natureza: descobrindo as origens da música no mundo selvagem”. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

Radsten-Ekman, Maria. “Wanted unwanted sounds: perception of sounds from water structures in urban soundscapes”. 2015. 81 f. Tese (Doutorado). Stockholm University. Department of Psychology. Sweden, 2015.

Schafer, Raymond Murray. “A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora”. 2.ed. - São Paulo: Editora Unesp, 2011.

______ “Vozes da tirania: templos de silêncio”. São Paulo: Editora Unesp, 2019.

Thompson, E. P. “Costumes em comum”. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Publicado

2023-01-29

Cómo citar

LEAL, Sergio. O Sino e a sirene: Memórias sonoras e transições do Ruído Sagrado. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 26–43, 2023. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/106. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Paisagens Sonoras (Artigos)