Engajamento em Portugal, desbunde no Brasil
a poesia de João Apolinário e o Glam Rock dos Secos & Molhados (1974)
Palabras clave:
canção, glam rock, contracultura, poesia, performanceResumen
Gerson Conrad, João Ricardo e Ney Matogrosso integraram os Secos & Molhados, conjunto que alcançou sucesso midiático durante os anos 1970. A performance carregada de danças, bem como os arranjos musicais e poéticos, mesclavam elementos da contracultura com o Glam Rock. Em especial, foram musicalizados os poemas de João Apolinário, pai de João Ricardo, um intelectual engajado na luta contra o Estado Novo (1926-74), em Portugal. No presente artigo exploramos a apropriação dos versos desse poeta português na conjuntura do regime militar brasileiro (1964-85) por um conjunto que evocava os ideais da contracultura e do Glam Rock. Em especial, as canções presentes no segundo disco dos Secos & Molhados (1974). Logo, enfatizamos a necessidade de observar a performance como elemento distintivo do processo de apropriação. Ao mesmo tempo, analisamos como as críticas dirigidas ao Estado Novo em Portugal nos anos 1950 e 1960 foram ressignificadas no Brasil da década de 1970.
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