O Sino e a sirene

Memórias sonoras e transições do Ruído Sagrado

Autores

  • Sergio Leal IA-Unesp

Palavras-chave:

ecologia sonora, história das sensibilidades, Ruído Sagrado, história social

Resumo

Parte-se do conceito de “Ruído Sagrado”, de Schafer, e discute-se a sua ocorrência em dois momentos geográfica e historicamente distintos: o som dos sinos nas comunidades rurais do interior da França no século XIX e o som das sirenes de fábricas em um bairro da cidade de Guarulhos-SP no final do século XX. Apoia-se na obra Les cloches de la terre, de Corbin, para a análise do papel dos sinos e em uma narrativa de experiência do próprio autor para a discussão do exemplo das sirenes. Identifica-se que, em ambos os casos, o “Ruído Sagrado” está ligado intrinsecamente ao contexto social e, particularmente, à noção temporal vigente. Conclui-se que, de formas e intensidades diferenciadas, em ambas as localidades o Ruído Sagrado influencia as vidas de seus moradores.

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Publicado

29-01-2023

Como Citar

LEAL, Sergio. O Sino e a sirene: Memórias sonoras e transições do Ruído Sagrado. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 26–43, 2023. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/106. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Paisagens Sonoras (Artigos)