Ouvir música: Reflexões sobre a percepção auditiva como forma de construção de uma identidade musical

Autores

  • Ana Paula Peters Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Luiz Sergio Ribeiro da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Palavras-chave:

Escuta musical, enculturação, prática artística

Resumo

Este artigo tem como objetivo levantar questões quanto à importância da escuta musical como recurso de aprendizagem, a descoberta de afinidades com determinados repertórios, artistas de referência e um estilo a ser desenvolvido durante a trajetória artística. Apresenta uma abordagem na relação da escuta com o processo de enculturação, o entretenimento, o desenvolvimento no campo profissional, a prática em grupo e o envolvimento de músicos com gravações em LP’s (long-plays), principalmente relacionados às primeiras décadas do século XX, período de intensa disseminação das gravações de música popular. Pretende-se com este trabalho indicar recursos no processo de escuta que podem ser fundamentais como contribuição para o desenvolvimento de habilidades e a construção de uma identidade musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Sergio Ribeiro da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná (2019). Pós-graduado em Música Popular Brasileira pela Faculdade de Artes do Paraná - UNESPAR, (2011), MBA em Marketing pelo Instituto Superior de Pós-Graduação - ISPG de Curitiba-PR (1998) e graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Campos-RJ (1996). Atua como produtor cultural desde 2008 com ênfase em música brasileira participando de editais de incentivo no âmbito federal, estadual e municipal.

Referências

Bessa, Virgínia de Almeida. 2010. A escuta singular de Pixinguinha: história e música popular no Brasil dos anos 1920 e 1930. São Paulo: Alameda, 2010.

Bittencourt, Alexis da S. 2006. A Guitarra Trio inspirada em João Donato e Johnny Alf. Dissertação de Mestrado. Unicamp. Campinas: Unicamp.

Brito, Teca A. de. 2011. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. 2ª Ed. São Paulo: Editora Peirópolis.

Cabral, Sergio. 2008. Antonio Carlos Jobim: uma biografia. São Paulo: Lazuli Editora: Companhia Editora Nacional.

Castro, Ruy. 2009. Chega de Saudade: A história e as histórias da Bossa Nova. 3ª ed. São Paulo: Companhia das Letras.

Cazes, Henrique. 1998. Choro: do quintal ao municipal. São Paulo: Editora 34.

Diniz, André. 2002. Joaquim Callado: o pai dos chorões. Rio de Janeiro: Gráfica Falcão/Arte - Fato Produto Cultural, Ourocard.

Elliott, David J.; Silverman, Marissa. 2015. Music Matters: A Philosophy of Music Education. New York: Oxford University Press.

Faulkner, Robert; Becker, Howard S. 2009. “Do you know...? The Jazz Repertoire in Action. Chicago: The University of Chicago Press.

Fonterrada, Marisa T. de O. 2008. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2ª Ed. São Paulo: Editora UNESP.

Gordon, Edwin E. 1989. Audiation, Music Learning Theory, Music Aptitude and Creativity. Tampa: Suncoast Music Education Forum on Creativity, p. 75-81.

Green, Lucy. 2002. How popular musicians learn: a way ahead for music education. Londres: Ashgate.

Hargreaves, Wendy. 2012. Generating ideas in jazz improvisation: Where theory meets practice. International Journal of Music Education, 30(4), p. 354-367.

Peters, Ana Paula. 2016. Nas trilhas do choro. Curitiba: Máquina de Escrever.

Sandroni, Carlos. 2001. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro, 1917-1933. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.

Schafer, Murray R. 2001. A afinação do mundo... São Paulo: UNESP.

Silva, Luiz S. R. 2011. Johnny Alf – As inovações harmônicas que influenciaram a música popular brasileira a partir da década de 1950. 83 f. Monografia (pós-graduação em música popular brasileira). Faculdade de Artes do Paraná, Curitiba.

Silva, Luiz S. R. 2019. Aprendizagem musical no piano popular – A trajetória profissional de Fernando Montanari. 138 f. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Sloboda, John A. 2008. A Mente Musical: A psicologia cognitiva da música. Tradução de Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: Eduel - Editora da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

30-04-2021

Como Citar

PETERS, Ana Paula; RIBEIRO DA SILVA, Luiz Sergio. Ouvir música: Reflexões sobre a percepção auditiva como forma de construção de uma identidade musical. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 48–60, 2021. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/42. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos