Criação musical para filmes e séries de animação: O áudio musical e o áudio-musicista no contexto da interobjetividade e da intersubjetividade.

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Palavras-chave:

Criação musical para séries e filmes de animação, áudio musical, áudio musicista, interobjetividade, intersubjetividade

Resumo

Este texto visa apresentar as notas de pesquisa referentes à tese de doutorado intitulada “Processos de criação musical e tecnologia em séries e filmes de animação: as aventuras musicais de Oswaldo”, apresentada no programa de pós-graduação em musicologia da Universidade de São Paulo. Notadamente, aqui, enfatiza-se quatro conceitos que tiveram papel fundamental no desenvolvimento teórico da pesquisa: as ideias de áudio musical e áudio-musicista segundo Daniel Tápia (2021;2018) e os conceitos de interobjetividade e intersubjetividade em Philip Tagg (2015). Estes conceitos reforçam a ideia de uma prática de criação musical onde o contexto coletivo e a tecnologia musical exercem um papel decisivo.

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Biografia do Autor

Kezo Nogueira, Universidade de São Paulo - USP

Kezo Nogueira é Doutor em Música pela USP, Mestre em Arte e Educação pela UNESP e Graduado em Educação Musical pela UNESP. Produtor musical no Estúdio Submarino Fantástico (São Paulo), trabalhando como compositor multi-instrumentista e finalizador de trilhas sonoras para TV (aberta e fechada). Atende canais como Nickelodeon, Cartoon Network, Discovery Kids, HBO, Netflix, Amazon Prime, Space, Gloob, Rede Globo, TV Cultura e Warner Channel. É pesquisador do Centro de Estudos em Música e Mídia - MusiMid.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

NOGUEIRA, Kezo. Criação musical para filmes e séries de animação: O áudio musical e o áudio-musicista no contexto da interobjetividade e da intersubjetividade. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 138–149, 2024. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/234. Acesso em: 18 jan. 2025.