Os Projetos Sociomusicais: um Fato Social Total no fluxo na espiral do tempo entre rosas e espinhos

Autores

Palavras-chave:

Educação musical e ONGs, Projetos Sociais, Inclusão/exclusão social, Processo pedagógico-musical

Resumo

Este artigo é um relato revisado da minha pesquisa de doutorado (Kleber 2006) com foco nas práticas musicais em Organizações Não Governamentais (ONGs) a partir do campo empírico constituído de duas instituições: Associação Meninos do Morumbi, da cidade de São Paulo, e o Projeto Villa-Lobinhos, da cidade do Rio de Janeiro. Ambas tinham propostas socioeducativas comprometidas com a educação musical para se trabalhar com crianças e jovens moradores da periferia urbana e/ou favelas das respectivas cidades. As questões da pesquisa buscaram compreender como se configuram esses espaços de educação musical no contexto do campo sociocultural da educação musical, compreendido como um fenômeno social. As práticas musicais são entendidas a partir da sua constituição sociocultural (Shepherd e Wicke 1998) e o processo pedagógico-musical como um “fato social total” (Mauss 2003) enfatizado enquanto um fenômeno social de caráter sistêmico, estrutural e complexo e, portanto, pluridimensional. A produção de conhecimento sociomusical das ONGs é entendida como fruto da dinâmica das forças sociais que abrem espaços para a produção de novas formas de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magali Oliveira Kleber, Universidade Estadual de Londrina

É professor Associado aposentada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Piano pela Faculdade de Música Mãe de Deus (1978), mestrado em Artes Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).

Referências

Bogdan, Robert C. and Sari Knopp Biklen. 1982. Qualitative research for education: an introduction to theory and methods. Boston: Allyn and Bacon.

Blacking, John. Music, culture and experience. 1995. In: Blacking, John. Music, culture and experience: selected papers of John Blacking. Chicago: University Of Chicago Press, p. 323- 342.

Castells, Manuel. 1999. Globalización, identidad y estado en América Latina. Disponível em: <http://www.gobernabilidad.cl/documentos/globalizacion.doc>. http://www.iadb.org/etica/sp4321/DocHit.cfm?DocIndex=980>. Acesso em: 3 nov. 2002.

Eyerman, Ron and Andrew Jamison. 1998. Music and social movements: mobilizing traditions in twentieth century. Cambridge: Cambridge University Press. Fernandes, Rubem Cesar. O que é o terceiro setor. Disponível em:<http://www.rits.org.br/idac.br/>. Acesso em: 20 nov. 2002.

Kisil, Marcos. 1997. Organização social e desenvolvimento sustentável: projetos de base comunitária. In: IOSCHPE, Evelyn (Org.). 3º Setor: desenvolvimento nacional sustentado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p. 131-156.

Heritage, John C. 1999. Etnometodologia. In: Giddens, Anthony; Turner, Jonathan (Org.). Teoria social hoje. Trad. por Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Editora da UNESP, p. 321-393.

Kleber M. O. 2006. Music education practice in Non-Governmental Organizations: two case studies in Brazilian urban contexto. PhD thesis, Departamento de Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/9981 Acessado em 20 de Janeiro, 2022.

Kleber M. O. Music Education in Practice in Non-Governmental Organization: Two Case Studies in Brazilian Urban Context. 2006. In: Coffman, D.; Higgins, L. (Eds.) Creating Partnerships, Making Links, and Promoting Change: Proceedings from the International Society for Music Education (ISME) 2006, ISME Seminar of the Commission for Community Music Activity: 102–110.

https://www.researchgate.net/publication/336422915_Creating_Partnerships_Making_Links_and_Promoting_Change

Kleber M .O; Souza, J. 2013. The Musical Socialization of Children and Adolescents in Brazil in their Everyday Lives. In: CAMPELL, P.; WIGGINS, T. (Ed.). The Oxford Handbook of Children's Musical Cultures. London: Oxford Press.

Mauss Marcel. 2003. Sociologia e Antropologia. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Cosac & Naify. Merriam, Sharan B. 1998. Qualitative research and case study applications in education. 2nd ed. San Francisco: Jossey-Bass Publishers.

Outhwaite, William; Bottomore, Tom. 1996. Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.

Sawaia, Bader B. 2003. Fome de Felicidade e Liberdade. In: Sawaia, Bader B. et al. Muitos Lugares para aprender. Sao Paulo: CENPEC, p. 54-63.

Downloads

Publicado

11-09-2024

Como Citar

KLEBER, Magali Oliveira. Os Projetos Sociomusicais: um Fato Social Total no fluxo na espiral do tempo entre rosas e espinhos. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 5, n. especial, p. 151–166, 2024. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/202. Acesso em: 21 nov. 2024.