Atravessamentos intermidiáticos no conceito de postopera: estudo de caso em obras de Jocy de Oliveira, Chico Mello e Philip Glass

Autores

Palavras-chave:

Ópera contemporânea, Intermidialidade, Jocy de Oliveira, Chico Mello, Philip Glass

Resumo

Este estudo visou delimitar os atravessamentos intermidiáticos em obras que apresentam uma concepção inovadora de ópera calcada pelo teatro pós-dramático: a postopera. Na ópera de Philip Glass O Corvo Branco (1991) temos, através da aparição de personagens advindos do cinema e da mistura impura de trechos dos Lusíadas com textos de outros formatos, indícios de intermidialidade. De Chico Mello, Destino das Oito (2004) já na sua gênese apresenta intermidialidade, pois funda-se na peça de teatro Heart's Desire (1997). Por fim, Liquid Voices (2017) parte de um roteiro escrito para o cinema pela própria compositora, também apresentando intermidialidade desde sua concepção. Como objetivos secundários foram sinalizadas características destas obras pela Estética da Impureza; desvelando a intertextualidade pelo viés paródico. Concluiu-se que as duas postoperas dos compositores brasileiros apresentam a intermidialidade de maneira mais incisiva.

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Publicado

11-09-2024

Como Citar

SANTOS, Rita de Cássia Domingues dos. Atravessamentos intermidiáticos no conceito de postopera: estudo de caso em obras de Jocy de Oliveira, Chico Mello e Philip Glass. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 5, n. especial, p. 224–240, 2024. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/189. Acesso em: 3 dez. 2024.