O violão em dois trabalhos do Grupo MusiMid e em direção a outros projetos
Palavras-chave:
Violão, MusiMid, Fado, Guitarra PortuguesaResumo
O artigo apresenta um texto que relembra trabalhos pioneiros em um gesto comemorativo da autora pelos 20 anos do grupo de pesquisa MusiMid. O foco foi revisitar dois projetos do grupo, sendo que ambos trataram do instrumento violão, no que se identificam culturas e trânsitos, apresentação de âmbitos clássico e popular e, ainda, o violão no Fado, gênero musical português em uma extensão até a cidade de Santos, local de origem do MusiMid. Como conclusão, o texto aponta a ressonância desses estudos musimidianos em atividades acadêmicas da autora em seus projetos posteriores.
Downloads
Referências
PRADA, Teresinha. 2008. "Guitarra e Violão: acompanhamento do fado" In Canção d’além-mar: O fado e a cidade de Santos. Heloísa Valente (org.): 170-180. Santos: Realejo Edições/CNPq.
PRADA, Teresinha. 2018. "Bach, Reverência e Referência: relato de uma pesquisa” In Música, Estudos Culturais e Educação: trajetórias e perspectivas. Taís Helena Palhares e Teresinha Prada (orgs.): 119-134. Curitiba: CRV.
SOARES, Teresinha Rodrigues Prada. 2007. "Notas sobre o violão na canção brasileira" In Música e Mídia: novas abordagens sobre a canção. Heloísa de A. Duarte Valente (org.): pp. 99-111. São Paulo: Via Lettera/FAPESP.
SOARES, Teresinha Rodrigues Prada. 2023. "O eclipse de um músico plural: trajetória de António Augusto Urceira”. Diacrítica, volume 37, N.º 1: 154-176 DOI: https://doi.org/10.21814/diacritica.37.1
VALENTE, Heloísa (org.). 2007. Música e mídia: novas abordagens sobre a canção. São Paulo: Editora Via Lettera/FAPESP.
VALENTE, Heloísa de A. Duarte (org.). 2008. Canção d’além-mar: o fado na cidade de Santos. Santos: Realejo Edições/CNPq.