Relatos de experiências na paisagem sonora belenense
imersão artística no mercado Ver-o-Peso, Belém do Pará
Palavras-chave:
Soundwalking, Música e Educação, Artefato Cultural, Processos Criativos, Paisagem SonoraResumo
Os estudos sobre a paisagem sonora têm sido amplamente discutidos em diferentes terrenos do conhecimento, onde múltiplas abordagens são enfatizadas, nutrindo o pensamento de pesquisadores e artistas que consideram a importância da paisagem para seus processos criativos. A paisagem sonora de Belém do Pará apresenta suas inúmeras singularidades - estas que foram motivo de fruição ao longo da produção dos dados de pesquisa, que compreendem catálogo acústico, fotográfico, entre outras narrativas. Neste estudo, primeiramente, apresentam-se os resultados das práticas de soundwalking coletivo, realizado enquanto proposta do Projeto Mosaico, Projeto de Extensão da Universidade Federal do Pará e coordenado pelo Prof. Dr. Elder Oliveira. Num segundo momento, aproxima-se a conhecida prática estética soundwalking às leituras de Jorge Larrosa e Joanalira Magalhães e Paula Ribeiro, respectivamente sobre experiência e artefato cultural, apontando como esta prática estética foi importante para serem percebidas as múltiplas realidades acústicas presentes no Mercado Ver-o-Peso, localizado no Centro Histórico do município de Belém do Pará. De antemão, considera-se que tal prática realizada foi uma alternativa de fruição musical frente aos modelos de ensino da música conservatorial e/ou historicamente fixados na forma de se ouvir e fazer música, deslocando corpos de espaços fechados, que passaram a apreciar experiências musicais únicas a partir da improvisação, do toque, da escuta e dos demais sentidos que se deslocaram no espaço. Esta experiência aqui apresentada sensibiliza a escuta frente ao colorido acústico disponível localmente, unindo artistas-pesquisadores enquanto corpo em consonância com os seus entornos e que continuamente revelam sonoridades, práticas musicais e relatos de experiências que são tão particulares a Belém do Pará.
Downloads
Referências
Careri, Francesco. 2016. “WALKSCAPES: o caminhar como prática estética”. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2016.
________________. 2017. Caminhar e Parar. 1ª Edição. Editora Gustavo Gili, 2017.
Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina Costa. 2017. “Aprende-se Ciência Somente na Escola? Artefatos Culturais para o Ensino de Ciências na Contemporaneidade”. in Ecos terrestres do Sul: articulando os ecossistemas ao ensino de ciências. Rio Grande: Ed. FURG, p. 47-58.
Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina Costa. 2013. “Artefatos Culturais: Algumas possibilidades para promoção de uma Educação para Sexualidade”. Rev. Diversidade e Educação, v.1, n.1, p. 45-46, jan./jun. 2013. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6232/4325.
Oliveira, Elder. 2019. “Registo, Composição e Vinculação de Instalação Sonora para espaços específicos através da revisitação”. Tese doutoral, disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/27527?locale=pt_PT
Truax, Barry. 1999. “Handbook for Acoustic Ecology”. 2ª Ed, 1999. 1ª publicação pelo World Soundscape Project, Simon Fraser University and ARC Publications, em 1978.
Westerkamp, Hildegard. 2001. “Soundwalking”. Originally published in Sound Heritage, Vol III, Number 4. Victoria B.C., Revised in 2001.
Westerkamp, Hildegard. 1988. “Listening and Soundmaking: A study of music-as-environment”. Master’s Thesis; Simon Fraser University, 1988.
Westerkamp, Hildegard. 2010. “Beneath the forest floor”. Transformations. Montreal: IMED 1031 / 2010; UCC 771028103102.