Esquina com Abbey Road
a música popular como patrimônio cultural entre lugares, mídias e cidades
Mots-clés :
Música Popular, Patrimônio Cultural, Espaço UrbanoRésumé
Nossa pesquisa se dedica a compreender a atribuição de sentido e valor patrimonial à música popular, considerando as políticas oficiais e os processos plurais e informais através dos quais citadinos e turistas estabelecem vínculos entre as canções, os lugares da cidade e a memória social. Considerando que a criação, circulação e recepção da música popular é atravessada por mídias e fluxos globais assimétricos, investigamos cenários associados aos Beatles (especialmente em Liverpool, mas também em Londres) e ao Clube da Esquina (em Belo Horizonte, MG), cruzando relatos obtidos em campo com comentários e apreciações deixados por internautas em canais, redes sociais e páginas da internet, de modo a perceber nexos entre os sentidos de lugar e os lugares de sentido. Concluímos que as iniciativas de patrimonialização precisam ser críticas às ações que gentrificam e mercantilizam, e reconhecer as narrativas informais como constitutivas do valor patrimonial da música popular no espaço urbano.
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