Esquina com Abbey Road

a música popular como patrimônio cultural entre lugares, mídias e cidades

Authors

  • Luiz Henrique Assis Garcia
  • Hudson Leonardo Lima Públio Rede Estadual de Ensino (MG)
  • Isac Daniel Santana UFMG

Keywords:

Música Popular, Patrimônio Cultural, Espaço Urbano

Abstract

Nossa pesquisa se dedica a compreender a atribuição de sentido e valor patrimonial à música popular, considerando as políticas oficiais e os processos plurais e informais através dos quais citadinos e turistas estabelecem vínculos entre as canções, os lugares da cidade e a memória social. Considerando que a criação, circulação e recepção da música popular é atravessada por mídias e fluxos globais assimétricos, investigamos cenários associados aos Beatles (especialmente em Liverpool, mas também em Londres) e ao Clube da Esquina (em Belo Horizonte, MG), cruzando relatos obtidos em campo com comentários e apreciações deixados por internautas em canais, redes sociais e páginas da internet, de modo a perceber nexos entre os sentidos de lugar e os lugares de sentido. Concluímos que as iniciativas de patrimonialização precisam ser críticas às ações que gentrificam e mercantilizam, e reconhecer as narrativas informais como constitutivas do valor patrimonial da música popular no espaço urbano.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Hudson Leonardo Lima Públio, Rede Estadual de Ensino (MG)

Graduado em História pela UFMG. Especialização em andamento em Mídias na Educação pela UFSJ.
Professor de História na rede estadual de ensino de Minas Gerais.

Isac Daniel Santana, UFMG

Graduado em Museologia pela UFMG. Mestrado em andamento pelo PPGCI na ECI-UFMG.

References

Bennett, Andy. 2009.“‘‘Heritage rock’’: Rock music, representation and heritage discourse.” Poetics, no.37. p. 474–489.

Cohen, Sara. 2007. ““Rock Landmark at Risk”: Popular Music, Urban Regeneration, and the Built Urban Environment.” Journal of Popular Music Studies 19, no. 1 (April): 3–25.

Cohen, Sarah. 1994. “Identity, place and the ‘Liverpool sound’”. In: Ethnicity, identity and music: the musical construction of place, edited by Martin Stokes, 117-135.Oxford: Berg Publishers.

Darvill, Timothy. 2014. “Rock and soul: humanizing heritage, memorializing music and producing places”. World Archaeology 46, no. 3: 462–476.

Garcia, Luiz Henrique A. 2012. “Patrimônio urbano e música popular: narrativas plurais na cidade e no museu.” In Anais eletrônicos do IV SIAM / 21° ICOFOM LAM, Seminário de Pesquisa em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola, v. 1: 309-322.

Garcia, Luiz Henrique A. 2017. “Há lugares que eu me lembro: encenando o espaço urbano na exposição permanente do museu The Beatles Story.” In Anais eletrônicos do II Seminário Brasileiro de Museologia (2015), v. 1: 1-16. http://www.sebramusrepositorio.unb.br/index.php/2Sebramus/2sebramus/schedConf/presentations

Garcia, Luiz Henrique A. and Julianne Paranhos. 2016. “O Museu Clube da Esquina e os lugares da cidade: breve reflexão sobre ações museológicas no espaço urbano.” Museologia e Patrimônio 9, no. 1: 134-152.

Garcia, Luiz Henrique Assis. 2011. “Em meus olhos e ouvidos: música popular, deslocamento no espaço urbano e a produção de sentidos em lugares dos Beatles.” Estudos Históricos 24, no. 47: 99-118.

Garcia, Luiz Henrique Assis. 2012b. “Canções Feitas na Esquina do Mundo: música popular e trocas culturais na metrópole através da obra do Clube da Esquina.” Revista Brasileira de Estudos da Canção, no. 2 (julho-dezembro): 40-61.

Goncalves, José Reginaldo Santos. 2005. “Ressonância, materialidade e subjetividade: as culturas como patrimônios”. Horiz. Antropol 11, no. 23: 15-36.

Hartog, François. 2013. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica.

Kruse II, Robert J. 2005. “The Beatles as Place Makers: Narrated Landscapes in Liverpool, England.” Journal of Cultural Geography 22, no. 2 (spring-summer): 87-114.

Leonard, Marion. 2007. “Constructing histories through material culture: popular music, museums and collecting.” Popular Music History 2, no .2: 147-167.

Leonard, Marion. 2010. “Exhibiting Popular Music: Museum Audiences, Inclusion and Social History.” Journal of New Music Research 39, no. 2: 171-181.

Mesquita, Cláudia. 2003. “A trajetória de um “museu de fronteira”: a criação do Museu da Imagem e do Som e aspectos da identidade carioca (1960-1965)”. In. Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos, Regina Abreu e Mário Chagas (org.), 199-213. Rio de Janeiro: DP&A.

Motta, Lia. 2003. “O patrimônio das cidades.” In Museus e cidades: livro do Seminário Internacional, 123-152. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional.

Napolitano, Marcos. 2002. História e música. Belo Horizonte: Autêntica.

Nora, Pierre. 1993. “Entre memória e história: a problemática dos lugares.” Projeto História 10: 07-28.

Prysthon, Angela. 2008. “Um conto de três cidades: música e sensibilidades culturais urbanas.” E-Compós 11, no. 1 (janeiro-abril).

Sandroni, C. 2001. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro: Zahar.

Silva, Helenice Rodrigues da. 2020. ““Rememoração"/comemoração: as utilizações sociais da memória.” Revista Brasileira de História 22, no. 44: 425-438.

Stokes, Martin. 1994. “Introduction”. In Ethnicity, identity and music: the musical construction of place, edited by, Martin Stokes, 1-27. Oxford: Berg Publishers.

Travassos, Elizabeth. 2006. “Poder e valor das listas nas políticas de patrimônio e na música popular.” Texto elaborado para o debate A memória da música popular promovido pelo Projeto Unimúsica 2006 – festa e folguedo. Porto Alegre, 03 maio 2006, 11p.

Veloso, Mônica. 1990. “As tias baianas tomam conta do pedaço... Espaço e identidade cultural no Rio de Janeiro.” Estudos Históricos 3, no. 6: 207-228. FGV.

Published

2022-11-21

How to Cite

ASSIS GARCIA, Luiz Henrique; LIMA PÚBLIO, Hudson Leonardo; SANTANA, Isac Daniel. Esquina com Abbey Road: a música popular como patrimônio cultural entre lugares, mídias e cidades. Brazilian Journal on Music and Media Studies, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 62–75, 2022. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/86. Acesso em: 24 nov. 2024.