Etnografias audiovisuais e(m) enclausuramentos: a criação remota de um documentário sobre livre improvisação musical durante a pandemia de Covid-19

Auteurs

  • Marina Mapurunga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/ Universidade de São Paulo
  • Fabio Manzione Universidade de São Paulo

Mots-clés :

Processos de criação musical, livre improvisação, etnografia audiovisual, performances telemáticas, documentário Som Latente

Résumé

As investigações realizadas durante a produção do média-metragem documental Som Latente tem como intuito discutir as possibilidades de criação da livre improvisação musical em meio às limitações trazidas pelo enclausuramento em massa instaurado durante pandemia de Covid-19 e os aspectos contingenciais das relações poéticas mediadas pela Internet. Com o desenvolvimento das performances e a produção do documentário, investigamos maneiras de realizar processos de criação audiovisuais por meio da Internet e propusemo-nos intersecções de nossas pesquisas acadêmicas, bem como etnografias de nossos processos criativos. Desde Junho de 2020, realizamos encontros virtuais semanais no intuito de refletir sobre pontos comuns e divergentes de nossas pesquisas, maneiras de retomarmos a prática da improvisação à distância, estudos de referências audiovisuais e troca de informações sobre ferramentas de captação de áudio e imagem. A partir destas buscas, as propostas performativas, criadas para serem elaboradas em tempo real e tempo diferido, denotam as convergências e contrastes entre a possibilidade do compartilhamento virtual e da performance presencial.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Campesato, Lílian; Bonafé, Valéria. 2019. “A conversa enquanto me?todo para emerge?ncia da escuta de si”. Debates | UNIRIO, n. 22, 28-52.

Carvalho, Ana. 2016. “Possibilidades na documentação de performances audiovisuais ao vivo por meio de partituras”. Moran P. (org.). Cinemas Transversais. Sa?o Paulo: Iluminuras, p. 89-100.

Cohen, Renato. 1997. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo: Editora Perspectiva.

____. 2007. A performance como linguagem. São Paulo: Editora Perspectiva.

Costa, Rogério. 2016. Música Errante - o jogo da improvisação livre. São Paulo: Editora Perspectiva.

De France, Claudine. 1989. Cine?ma et anthropologie. Paris : Éditions de la Maison des Sciences de L’homme.

De France, Claudine (org.). 2000. Do filme etnográfico à antropologia fílmica. Campinas: Editora da Unicamp.

Eisenstein, S. M.; Pudovkin, V. I.; Alexandrov, G. V. 2002. “Declaração sobre o futuro do cinema sonoro”. Eisenstein, Sergei. A Forma do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Freire, Paulo. 1967. Educação como prática de Liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz & Terra

____ 2020. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz & Terra.

Gumbrecht, Hans-Ulrich. 2004. A Produção de Presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Editora PUC.

Larrosa, Jorge. 2014. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Editora Autêntica.

Nichols, Bill. 2005. Introdução ao documentário.. Campinas: Papirus.

Ribeiro, José S.. 2005. Antropologia visual, práticas antigas e novas perspectivas de investigação. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, v. 48, no. 2.

Rouch, Jean. The Camera and the man. Texto extraído do site oficial Tributo a Jean Rouch.. http://der.org/jean-rouch/content/index.php. Acesso em 27 fev. 2021

Salles, Cecília Almeida. 2006. Redes da criação: Construção da obra de arte. Vinhedo: Editora Horizonte.

Schechner, R; Icle, G.; Pereira, M. de A. 2010. O que pode a Performance na Educação? Educação & Realidade. v. 35, n.2 (23-36).

Téléchargements

Publiée

2021-10-23

Comment citer

MAPURUNGA, Marina; MANZIONE, Fabio. Etnografias audiovisuais e(m) enclausuramentos: a criação remota de um documentário sobre livre improvisação musical durante a pandemia de Covid-19. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 148–168, 2021. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/58. Acesso em: 21 nov. 2024.