Etnografias audiovisuais e(m) enclausuramentos: a criação remota de um documentário sobre livre improvisação musical durante a pandemia de Covid-19

Autores/as

  • Marina Mapurunga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/ Universidade de São Paulo
  • Fabio Manzione Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Processos de criação musical, livre improvisação, etnografia audiovisual, performances telemáticas, documentário Som Latente

Resumen

As investigações realizadas durante a produção do média-metragem documental Som Latente tem como intuito discutir as possibilidades de criação da livre improvisação musical em meio às limitações trazidas pelo enclausuramento em massa instaurado durante pandemia de Covid-19 e os aspectos contingenciais das relações poéticas mediadas pela Internet. Com o desenvolvimento das performances e a produção do documentário, investigamos maneiras de realizar processos de criação audiovisuais por meio da Internet e propusemo-nos intersecções de nossas pesquisas acadêmicas, bem como etnografias de nossos processos criativos. Desde Junho de 2020, realizamos encontros virtuais semanais no intuito de refletir sobre pontos comuns e divergentes de nossas pesquisas, maneiras de retomarmos a prática da improvisação à distância, estudos de referências audiovisuais e troca de informações sobre ferramentas de captação de áudio e imagem. A partir destas buscas, as propostas performativas, criadas para serem elaboradas em tempo real e tempo diferido, denotam as convergências e contrastes entre a possibilidade do compartilhamento virtual e da performance presencial.

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Publicado

2021-10-23

Cómo citar

MAPURUNGA, Marina; MANZIONE, Fabio. Etnografias audiovisuais e(m) enclausuramentos: a criação remota de um documentário sobre livre improvisação musical durante a pandemia de Covid-19. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 148–168, 2021. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/58. Acesso em: 23 nov. 2024.