Aspectos da metodologia de Philip Tagg
Mots-clés :
análise musemática, teste de recepção, poiético/estésico, muso/não-musoRésumé
Philip Tagg (1944–2024) desenvolveu ferramentas metodológicas direcionadas à análise de música popular, levando em consideração a interdisciplinaridade e a contextualização sociocultural. Seu foco principal, desde o final dos anos 1970, foi o processo de formação de sentido a partir das estruturas musicais, com especial atenção para a associação de música e imagem nos meios de comunicação massivos. Este artigo apresenta aspectos estruturais da proposta do autor, selecionados de três de suas principais obras, a saber, Music’s Meanings (2013), Ten Little Title Tunes (2003), e Fernando the Flute – Analysis of Musical Meaning in an ABBA Mega-hit (2019). Entre os conceitos abordados, destacam-se musema, análise musemática, instersubjetividade, interobjetividade, poiético/estésico e os neologismos “muso”/“não-muso”.
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Références
TAGG, Philip; CLARIDA, Bob. Ten Little Title Tunes – Towards a Musicology of Mass Media. New York & Montreal: The Mass Media Musicologists’ Press, Inc., 2003.
TAGG, Philip. Music’s Meanings: a modern musicology for non‐musos. New York & Huddersfield: The Mass Media Music Scholars’ Press, 2013.
_________ Fernando the Flute – Analysis of Musical Meaning in an ABBA Mega-hit. New York & Liverpool: The Mass Media Music Scholars’ Press, 2019. 4ª ed.
_________ Analysing popular music: theory, method and practice, 1982.Disponível em
<http://www.tagg.org/articles/xpdfs/pm2anal.pdf>, consulta: 21.dez.2024.