Rock com sabor de Mupy: o gosto da música na cena cosplay

Auteurs

Mots-clés :

Paisagens sonoras, Cena cosplay, Alimentos

Résumé

Este trabalho refere-se a parte da pesquisa financiada pelo CNPq entre 2012 e 2014, Comunicação, Consumo e Memória: Cosplay e Culturas Juvenis, desenvolvida pelos membros do Grupo de Pesquisa em Memória, Comunicação e Consumo, Mnemon (PPGCOM-ESPM/CNPq). O artigo foi apresentado no 9º Encontro Internacional Musimid, sob o tema O gosto da música, em 2013. Com base na metodologia da semiótica cultural, analisa-se a cena cosplay em eventos da cidade de São Paulo, nas dimensões do espaço audiotátil, proposto por McLuhan, e das paisagens sonoras, propostas por Murray Schafer. A pele convoca os sentidos a se misturarem, como avalia Michel Serres, e, na cena, sons de rádios webs, de bandas de animê songs, de espadas medievais, de vocaloides, de trilhas de animês e de HQs misturam-se à pele de jovens, por sua vez imiscuída às materialidades que reinventam narrativas midiáticas mediatizadas também pelo gosto de alimentos glocais: sucos mupy, yakisobas, coca-colas e cachorros-quentes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Bang, Claus. 1991. “Um mundo de som e música.” In Música e Saúde, organizado por Even Ruud, 19-34. São Paulo: Summus.

Barros, Akira. 2011. “Yume no Tamashi – o espírito do sonho.” Conclusão de Curso de Graduação, Instituto de Ciências Sociais e Comunicação da Universidade Paulista.

Blum, Alan. 2003. The Imaginative Structure of the City. Montreal: McGuill-Queen´s University Press.

Canevacci, Massimo. 1996. Sincretismos: uma exploração das hibridações culturais. São Paulo: Studio Nobel.

Cyrulnik, Boris. 1997. Do sexto sentido: o homem e o encantamento do mundo. Lisboa: Instituto Piaget.

Deleuze, Gilles. 1988. Lógica do Sentido. São Paulo: Perspectiva.

Groddeck, Georg. 1972. “Musique et Inconscient.”. In Musique en Jeu, no. 9, Psychanalise, org. Michel Schneider,3-6.

Janotti, Jader. 2012. “Entrevista – Will Straw e a importância da ideia de cenas musicais nos estudos.” Revista ECompós. Focando na escuta: som, música e comunicação15, no. 2: 1-10 http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/issue/current.

Lacan, Jacques. 1985. O Seminário, livro 11: Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Marotta, Camila. Depoimento a Mônica Nunes. Associação Beneficente Provincianos Osaka Naniwa Kai. Vila Mariana, 2013.

Martín-Barbero, Jesus. 2008. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.

Martínez, Jesus O. Elizondo. 2012. “McLuhan en el espacio acústico.” In 100 anos de McLuhan, organizado por Janara Sousa, João Curvello e Pedro Russi, 7-24. Brasília: Casa das Musas.

McLuhan, Marshall. 1964. Os Meios de Comunicação como extensões do homem. São Paulo: Editora Cultrix.

Nagado, Alexandre. 2005. “O Mangá no Contexto da Cultura Pop Japonesa e Universal.” In Cultura Pop Japonesa, organizado por S. Luyten, 49-57. São Paulo: Hedra.

Nunes, Mônica. 1999. O Mito no Rádio: A Voz e os Signos de Renovação Periódica. São Paulo: Annablume.

Rose, Steven. 2006. O Cérebro no século XXI. Traduzido por Helena Londres. São Paulo: Globo.

Serres, Michel. 2001. Os cinco sentidos misturados. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Schafer, Murray. 2001. A afinação do mundo. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista.

Straw, Will. 2004. “Cultural Scenes”. Loisir et societé/society and leisure 27, n. 2., 2004. http://strawresearch.mcgill.ca/straw/loisirarticle.pdf.

Vasse, Denis. 1977. O Umbigo e a Voz. São Paulo: Loyola.

Téléchargements

Publiée

2024-09-11

Comment citer

NUNES, Monica Rebecca; PASQUALIN, Vera. Rock com sabor de Mupy: o gosto da música na cena cosplay. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 5, n. especial, p. 211–223, 2024. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/201. Acesso em: 21 nov. 2024.