Nada é por Acaso: discutindo as implicações éticas e políticas da pesquisa em música
Mots-clés :
Pesquisa musical, Música e ciência, política e ciênciaRésumé
Neste texto, discuto as implicações éticas e políticas da pesquisa musical, geralmente ofuscadas pela ideia de que as teorias, técnicas e tecnologias estão isentas de implicações culturais, raciais e políticas. A partir de casos exemplares, pretendo discutir em que medida as teorias e tecnologias utilizadas para criar e pesquisar música são influenciadas pelas perspectivas dos produtores e usuários dessas teorias e ferramentas. Em particular, examino dois casos emblemáticos que demonstram a sobreposição de uma perspectiva moderna na configuração das práticas da música ocidental de concerto: as atividades da Camerata Fiorentina no final do século XVI e o surgimento do IRCAM na década de 1970. Apesar da distância temporal entre esses dois eventos, eles compartilham muitas semelhanças. Por meio desses exemplos, busco discutir como a música e a ciência modernas – e, por extensão, a pesquisa musical e a científica – se entrelaçam na construção da concepção de mundo moderno.
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