Nada é por Acaso: discutindo as implicações éticas e políticas da pesquisa em música

Autores/as

Palabras clave:

Pesquisa musical, Música e ciência, política e ciência

Resumen

Neste texto, discuto as implicações éticas e políticas da pesquisa musical, geralmente ofuscadas pela ideia de que as teorias, técnicas e tecnologias estão isentas de implicações culturais, raciais e políticas. A partir de casos exemplares, pretendo discutir em que medida as teorias e tecnologias utilizadas para criar e pesquisar música são influenciadas pelas perspectivas dos produtores e usuários dessas teorias e ferramentas. Em particular, examino dois casos emblemáticos que demonstram a sobreposição de uma perspectiva moderna na configuração das práticas da música ocidental de concerto: as atividades da Camerata Fiorentina no final do século XVI e o surgimento do IRCAM na década de 1970. Apesar da distância temporal entre esses dois eventos, eles compartilham muitas semelhanças. Por meio desses exemplos, busco discutir como a música e a ciência modernas – e, por extensão, a pesquisa musical e a científica – se entrelaçam na construção da concepção de mundo moderno.

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Publicado

2024-09-11

Cómo citar

IAZZETTA, Fernando. Nada é por Acaso: discutindo as implicações éticas e políticas da pesquisa em música. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 5, n. especial, p. 192–210, 2024. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/194. Acesso em: 21 nov. 2024.