Retrospectiva Animada de Felipe Castanhari em videoclipe: Estratégia “easter egg” entre a informação e o entretenimento

Auteurs

Mots-clés :

Videoclipe, Estética easter egg, Memória e nostalgia, noticiabilidade, Infotenimento

Résumé

As transformações no cenário comunicacional demandam adaptações em busca da audiência. Nesse contexto, a música e a estética de videoclipe (MATA, 2022) têm assumido um lugar estratégico, gerando outras transmidialidades. Este artigo analisa a Retrospectiva animada 2022 – uma paródia musical de As It Was, de Harry Styles, que promete um compilado dos fatos que marcaram o ano, publicada no Canal Nostalgia no YouTube. Questiona-se  se a obra também poderia ser considerada como um conteúdo informativo, ao passo que também entretém. Utilizando a Análise da Materialidade Audiovisual (COUTINHO, 2016; 2018), busca-se investigar como e se o conteúdo de Castanhari utiliza-se dos critérios de noticiabilidade para selecionar os fatos que compõem sua retrospectiva e qual é o papel desempenhado pelo recurso musical na construção dessa narrativa, revelando o que os autores denominam neste artigo de “estética easter egg” como fio condutor de informações que se desdobram em efeito centrífugo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Sara de Moraes Bridi, PPGCOM/UFJF

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF, bolsista Fapemig, integrante dos grupos de pesquisa Sinestelas e Comunicação, identidade e cidadania, ambas credenciadas pelo CNPq.

Références

BARBOSA, Marialva. Jornalistas, “senhores da memória”? IV Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom, XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Porto Alegre, 2004.

BECKER, Beatriz. Televisão e Telejornalismo: Transições. Editora Estação das Letras e Cores, São Paulo, 2016

DEJAVITE, Fábia A. INFOtenimento: informação + entretenimento no jornalismo. São Paulo: Paulinas/Sepac, 2006

FRANÇA, Vera. O acontecimento e a mídia. Galaxia (Online), n. 24, p. 10-21, dez. 2012

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2009.

LEONE ,L. "Por que a Pixar usa o código A113 em todos os seus filmes". Adoro Cinema, (25 de agosto 2022).

MUSSE, Christina Ferraz; THOMÉ, Claudia de Albuquerque. Telejornalismo e Poder. Memórias (re) construídas pelo “Jornal Nacional”. In: PORCELLO; EMERIM; FINGER (Orgs.). Telejornalismo e Poder: Florianópolis (SC): Insular, 2016.

MATA,Jhonatan ; AMATO, Marcos V; AMARAL, Clara. O videoclipe saiu da TV ou a TV entrou no videoclipe? Performances de um televisor -personagem a serviço da música. In: 17º Encontro Internacional de Música e Mídia

NIEMEYER, Katharia. O Poder da Nostalgia. In: CRUZ, Lúcia Santa; FERRAZ, Thalita (org). Nostalgias e mídia: No caleidoscópio do tempo. - 1. ed. - Rio de Janeiro : E-Papers, 2018. p.29-45

SCOLARI, Carlos. Narrativas transmedia: cuando todos los medios cuentan. Madrid:Deusdo, 2013.

SOARES, T. A Estética do Videoclipe. 1. ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. Volume 2. Florianópolis: Insular, 2004.

VALENTE, H. “C’est la romance de Paris, sous le ciel de Paris!”: as formas de mediatização da música e os mecanismos de memória”. XV Congresso da IASPM-AL: “Fronteiras, rotas e horizontes na música popular na América Latina” Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso; Valparaíso, 2023

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Tradução: Maria Jorge Vilar de Figueiredo. Lisboa: Editorial Presença, 1987.

Téléchargements

Publiée

2023-12-22

Comment citer

RODRIGUES DE MORAES BRIDI, Sara; CAMPOS DE OLIVEIRA, Ana Carolina; DE ALBUQUERQUE THOMÉ, De Albuquerque Thomé; FIGUEIRA LEAL, Paulo Roberto. Retrospectiva Animada de Felipe Castanhari em videoclipe: Estratégia “easter egg” entre a informação e o entretenimento. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 44–66, 2023. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/171. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Música Entretelas