Retrospectiva Animada de Felipe Castanhari em videoclipe: Estratégia “easter egg” entre a informação e o entretenimento
Palabras clave:
Videoclipe, Estética easter egg, Memória e nostalgia, noticiabilidade, InfotenimentoResumen
As transformações no cenário comunicacional demandam adaptações em busca da audiência. Nesse contexto, a música e a estética de videoclipe (MATA, 2022) têm assumido um lugar estratégico, gerando outras transmidialidades. Este artigo analisa a Retrospectiva animada 2022 – uma paródia musical de As It Was, de Harry Styles, que promete um compilado dos fatos que marcaram o ano, publicada no Canal Nostalgia no YouTube. Questiona-se se a obra também poderia ser considerada como um conteúdo informativo, ao passo que também entretém. Utilizando a Análise da Materialidade Audiovisual (COUTINHO, 2016; 2018), busca-se investigar como e se o conteúdo de Castanhari utiliza-se dos critérios de noticiabilidade para selecionar os fatos que compõem sua retrospectiva e qual é o papel desempenhado pelo recurso musical na construção dessa narrativa, revelando o que os autores denominam neste artigo de “estética easter egg” como fio condutor de informações que se desdobram em efeito centrífugo.
Descargas
Citas
BARBOSA, Marialva. Jornalistas, “senhores da memória”? IV Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom, XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Porto Alegre, 2004.
BECKER, Beatriz. Televisão e Telejornalismo: Transições. Editora Estação das Letras e Cores, São Paulo, 2016
DEJAVITE, Fábia A. INFOtenimento: informação + entretenimento no jornalismo. São Paulo: Paulinas/Sepac, 2006
FRANÇA, Vera. O acontecimento e a mídia. Galaxia (Online), n. 24, p. 10-21, dez. 2012
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LEONE ,L. "Por que a Pixar usa o código A113 em todos os seus filmes". Adoro Cinema, (25 de agosto 2022).
MUSSE, Christina Ferraz; THOMÉ, Claudia de Albuquerque. Telejornalismo e Poder. Memórias (re) construídas pelo “Jornal Nacional”. In: PORCELLO; EMERIM; FINGER (Orgs.). Telejornalismo e Poder: Florianópolis (SC): Insular, 2016.
MATA,Jhonatan ; AMATO, Marcos V; AMARAL, Clara. O videoclipe saiu da TV ou a TV entrou no videoclipe? Performances de um televisor -personagem a serviço da música. In: 17º Encontro Internacional de Música e Mídia
NIEMEYER, Katharia. O Poder da Nostalgia. In: CRUZ, Lúcia Santa; FERRAZ, Thalita (org). Nostalgias e mídia: No caleidoscópio do tempo. - 1. ed. - Rio de Janeiro : E-Papers, 2018. p.29-45
SCOLARI, Carlos. Narrativas transmedia: cuando todos los medios cuentan. Madrid:Deusdo, 2013.
SOARES, T. A Estética do Videoclipe. 1. ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. Volume 2. Florianópolis: Insular, 2004.
VALENTE, H. “C’est la romance de Paris, sous le ciel de Paris!”: as formas de mediatização da música e os mecanismos de memória”. XV Congresso da IASPM-AL: “Fronteiras, rotas e horizontes na música popular na América Latina” Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso; Valparaíso, 2023
WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Tradução: Maria Jorge Vilar de Figueiredo. Lisboa: Editorial Presença, 1987.