Rádio regional como marcador da cultura local

uma análise de cantora Joyce França na Rádio Clube do Recôncavo Baiano

Auteurs

  • Clarice Greco Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista - UNIP
  • Elane Gomes Santos Coutinho

Résumé

Este artigo tem como objetivo refletir sobre os traços de cultura local percebidos por meio de entrevistas com músicos do recôncavo baiano no programa A tarde é nossa, da Rádio Clube FM 92.7 de Santo Antônio de Jesus-BA. A partir das discussões teóricas sobre cultura brasileira (Bosi 1992; Arantes 1990) e música popular (Zan 2001; Tinhorão 1988), este artigo evidencia como o rádio regional pode atuar como marcador da cultura local de onde a emissora está situada. Seguindo abordagem de análise qualitativa, desenvolvemos estudo de caso da entrevista com a cantora Joyce França, moradora da cidade, a fim de investigar os traços da cultura regional presentes nas falas de Joyce que possam representar a relação dos músicos locais com a região. Os resultados apontam que, apesar de estar hoje em plataformas digitais com público potencialmente global, o rádio regional continua tendo relevante papel na representatividade das culturas regionais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Clarice Greco, Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista - UNIP

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista-UNIP. Doutora e Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Co-coordenadora do Grupo de Estudos de Análise de Produtos Audiovisuais (GRUPA). E-mail: claricegreco@gmail.com 

Elane Gomes Santos Coutinho

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista-UNIP. E-mail: elanecp@gmail.com

Références

Referências

Arantes, Antônio A. 1990. “O que é cultura popular?” São Paulo: Brasiliense.

Barriles, Agnes; et al. 2018. “O impacto da migração do AM para o FM na Rádio Imembuí de Santa Maria”. Revista Sonora, vol. 7, nº 13. Universidade Franciscana, Santa Maria, RS. Disponível: http://www.sonora.iar.unicamp.br. Acesso em: 01 de novembro de 2019.

Bosi, Alfredo. 1992. “Cultura brasileira e culturas brasileiras”. In: Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras. p.308-345:

Chantler, P.; Harris, Sim. 1998. “Radiojornalismo”, Trad. Laurindo Lalo Leão Filho. São Paulo:Summus.

Chauí, Marilena. 2008. “Cultura y Democracia”. Cuadernos de Pensamiento Crítico Latinoamericano. N. 8, julho.

Comassetto, Leandro R. 2007. “O rádio local e o comportamento da informação na nova ordem global”. Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 8, n. 16, p. 123-131, maio/ago. 2007. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/estudosdecomunicacao/article/view/14501. Acesso em: 20 de novembro de 2019

Curado, Camila C. 2015. “Migração de rádios AM para FM: processos de preparação e perspectivas de mudança frente à convergência tecnológica”. Disponível em: http://bdm.unb.br/handle/10483/12196. Acesso em: 01 de novembro de 2019.

Federico, Maria E. B. 1982. “História da Comunicação: radio e TV no Brasil”, Petrópolis: Vozes.

Flores, Javier G. 1994. “Aproximación interpretativa al contenido de la información textual”. In: Flores, Javier G. Analisis de datos cualitativos - aplicaciones a la investigación educativa. Barcelona: PPU. p. 65-107.

Giustina, Adelina P. S. D. Selau, Mauricio da S. 2009. A culinária como patrimônio cultural imaterial. Cadernos do CEOM – Ano 23, n. 31.

Jorge, Sônia Maria A. 2004. “Rádio FM: Um contraponto entre as redes e as emissoras regionais paulistanas”. In: Barbosa Filho; A. Piovesan A; Beneton R.(Org). Radio: Sintonia do Futuro. São Paulo: Paulinas.

Lima, Maria Érica de O. 2007. “Comunicação local/regional”. In: GADINI, Sério Luiz; WOITOWICS, Karina Janz. Noções básicas de Folkcomunicação. Ponta Grossa: UEPG.

Lopes, Maria Immacolata. V. 2005. “Pesquisa em Comunicação”. São Paulo, Loyola. 8. ed..

Morelli , Rita de Cássia Lahoz. 2000. “O campo da MPB e o mercado moderno de música no Brasil: do nacional-popular à segmentação contemporânea”. ArtCultura, . 10, n. 16, p. 87-101, jan.-jun. 2000

Ortriwano Gisela Swetlana. 2002-2003. “Radiojornalismo no Brasil: Fragmentos da história”. Revista USP, São Paulo, n.56, p. 78, dezembro/fevereiro 2002-2003. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/33808/36546. Acesso em: 05 de maio 2019

Ortriwano, Gisela Swetlana. 1985. “A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos”. São Paulo: Summus, 1985.

Santos, Bruna Flores. CAMPOS, Deivison Moacir Cezar de. 2016. “A migração das emissoras radiojornalísticas para o FM em Porto Alegre”. Revista Rádio-Leituras, Mariana-MG, v. 07, n. 02, pp. 139-164 jul./dez. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/radio-leituras/article/view/313. Acesso em: 20 de novembro de 2019.

Serpa, Angelo.2004. “Experiência e vivência, percepção e cultura: uma abordagem Dialética das manifestações culturais em bairros populares de Salvador-Bahia”. R. RA´E GA, Curitiba, n. 8, p. 19-32, 2004. Editora UFPR.

Tavares, Reynaldo C. 1999. “Histórias que o rádio não conto: Do Galena ao Digital, desvendando a Radiodifusão no Brasil e no Mundo”, 2ª. ed. São Paulo: Harbra.

Tinhorão, José Ramos. 1998. “História Social da Música Popular Brasileira”. São Paulo: editora 34.

Trigo-de-Sousa, Lígia Maria. 2004. “Rádio e Internet: o porquê do sucesso desse casamento”. In: Barbosa Filho; A. Piovesan A; Beneton R.(Org). Radio: Sintonia do Futuro. São Paulo: Paulinas.

Zan, José Roberto. 2001. “Música Popular Brasileira: indústria cultural e identidade”. Eccos. Vol. 3, n. 1. Pp-105-122.

Téléchargements

Publiée

2022-11-21

Comment citer

GRECO, Clarice; GOMES SANTOS COUTINHO, Elane. Rádio regional como marcador da cultura local: uma análise de cantora Joyce França na Rádio Clube do Recôncavo Baiano. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 94–118, 2022. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/115. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos