A representação da mulher compositora na imprensa brasileira: O que mudou do início do século XX para o XXI?

Autores/as

  • Klissy Kely Guimarães Universidade de São Paulo
  • Amanda Lourenço Jacometi Universidade do Estado de São Paulo - USP / Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Palabras clave:

Mulheres compositoras, imprensa brasileira, representação, Música e imprensa

Resumen

Propomos neste artigo refletir sobre a representação das mulheres compositoras na imprensa brasileira. Tendo como base o conceito de “o olhar opositivo” de bell hooks (1992) e trechos de matérias jornalísticas escritas em diferentes épocas e lugares, analisamos as proporções da naturalização dos papéis de gênero e suas implicações no campo musical do país.

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Biografía del autor/a

Klissy Kely Guimarães, Universidade de São Paulo

Compositora, músico-educadora, musicista, doutoranda em Música (Processos de criação musical/ Questões interpretativas) PPGMUS- ECA da Universidade de São Paulo - USP;
Mestra em Ciências Humanas (Teoria, História e Crítica da Cultura) PPGICH da Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

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Publicado

2022-02-09

Cómo citar

GUIMARÃES, Klissy Kely; LOURENÇO JACOMETI, Amanda. A representação da mulher compositora na imprensa brasileira: O que mudou do início do século XX para o XXI?. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 45–54, 2022. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/65. Acesso em: 27 nov. 2024.