A representação da mulher compositora na imprensa brasileira: O que mudou do início do século XX para o XXI?
Keywords:
Mulheres compositoras, imprensa brasileira, representação, Música e imprensaAbstract
Propomos neste artigo refletir sobre a representação das mulheres compositoras na imprensa brasileira. Tendo como base o conceito de “o olhar opositivo” de bell hooks (1992) e trechos de matérias jornalísticas escritas em diferentes épocas e lugares, analisamos as proporções da naturalização dos papéis de gênero e suas implicações no campo musical do país.
Downloads
References
Alonso, Gustavo. 2021. Marília Medonça - a rainha da sofrência não conheceu o fracasso”. São Paulo: Folha de S. Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2021/11/marilia-mendonca-rainha-da-sofrencia-nao-conheceu-o-fracasso.shtml Acesso em 09/11/2021.
Boere, Natália. 2021. “Mulheres lançam trabalhos autorais e conquistam espaço na música”. Rio de Janeiro: O Globo. https://oglobo.globo.com/rio/bairros/mulheres-lancam-trabalhos-autorais-conquistam-espaco-na-musica-24911884 Acesso em 09/11/2021
Biroli, Fla?via 2018. Ge?nero e Desigualdades: os limites da democracia no Brasil. Sa?o Paulo: Boitempo.
Brittos, Valério C e Gastaldo, Édison. 2006. “Mídia, poder e controle social”. In: ALCEU. vol.7, nº13, p. 121 a 133, jul./dez.
Furquim, Carlos H. B. 2019. “A Pesquisa Identitária e o Sujeito que Pesquisa”. Cadernos de Gênero e Diversidade, vol. 05, n. 01. Salvador – BA. Número Especial – Gêneros e Raça na Educação. Jan – Mar, .11-23.
Hooks, Bell. 1992.“The Oppositional Gaze”. In Black Looks: Race and Representation. 115-131. Boston: South End Press.
Mello, Maria Ignez C. 2007. “Relações de ge?nero e musicologia: reflexo?es para uma ana?lise do contexto brasileiro”. Revista eletro?nica de musicologia. Volume XI, Setembro. Sem numeração de página. Disponível pelo link <http://www.rem.ufpr.br/_REM/REMv11/14/14-mello-genero.html> Acesso em 30/10/21.
Miguel, Sylvia. “Representatividade feminina no sistema artístico precisa ser mais bem avaliada”. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: <http://www.iea.usp.br/noticias/representatividade-feminina-no-sistema-artistico-precisa-ser-melhor-avaliada> Acesso: 19 set. 2021
Motta, Nelson. 2014. “Mulheres são musas e criadoras na história da música popular brasileira”. Jornal da Globo. http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/03/mulheres-sao-musas-e-criadoras-na-historia-da-musica-popular-brasileira.html Acesso em 09/11/2021
Tramontina, Leonardo S. S. 2011. “A apropriação dos discursos da New Musicology por três didáticas norte-americanas de ensino de histórias da música”. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade de São Paulo.
Zerbinatti, C. D; Nogueira, I. P. e Pedro, J. M. 2018 “A emergência do campo de música e gênero no Brasil: reflexões iniciais”. Descentrada. Revista interdisciplinaria de feminismos y género , Vol. 2, p. 1-18.
Wolf, Naomi. 1992.O Mito da Beleza: Como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rocco.
Jornais
“A mulher e a música - Por que não há grande compositoras. Terceira Seção. 1933, 21. publicado em 12 de novembro de 1933. Diário de Notícias. Rio de Janeiro - RJ http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=093718_01&pesq=compositoras&pasta=ano%20193&hf=memoria.bn.br&pagfis=16948 Acesso em 09/11/21.
“Cartas do Rio”. Diário da Tarde, 1903. Ano V. Nº 1270. Curitiba, Paraná. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=800074&pesq=compositoras&pasta=ano%20190&hf=memoria.bn.br&pagfis=4287 Acesso em 09/11/21.
“Uma academia feminina” 1902. A Federação - Orgam do Partido Republicano. Ano XIX. Nº 280. Porto Alegre http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=388653&pesq=compositoras&pasta=ano%20190&hf=memoria.bn.br&pagfis=13580 Acesso em 10/11/2021.
“Relatório do ECAD mostra que registro de compositoras aumentou na última década”. Folha de Pernambuco, Recife, 2021. Disponível em <https://www.folhape.com.br/cultura/relatorio-do-ecad-mostra-que-registro-de-compositoras-aumentou-na/175423/> Acesso: 23 mar. 2021.