Morte e vida em telas: análise das estratégias sensíveis entre profissionais e público nas dez maiores lives musicais do planeta num cenário de pandemia

Autores/as

  • Jhonatan Mata Universidade Federal de Juiz de Fora

Palabras clave:

audiovisual, live, pandemia, música brasileira, ao vivo

Resumen

Em março de 2020, a OMS declarou a pandemia de COVID-19, doença respiratória causada pelo coronavírus. Neste cenário, com boa parte da população mundial em casa para evitar a propagação do vírus, a indústria audiovisual experimentou a explosão das transmissões ao vivo conhecidas como lives. No Brasil, as buscas por esse tipo de conteúdo ao vivo aumentaram 4.900% na quarentena. O país domina o ranking das 10 maiores lives do planeta, todas musicais, com sete produções nacionais, analisadas neste artigo. Por meio da análise da materialidade audiovisual (Coutinho 2016) e observando as “estratégias sensíveis” pontuadas por Sodré (2006), observamos que estratégias de criação de vínculo foram utilizadas. Espontaneidade, amadorismo e sentimento de comunidade, molas propulsoras do formato, são conceitos centrais em nossa pesquisa. Encontramos um “formato intimista golden prime” nas produções nacionais, na contramão da noção de domesticidade observada nas produções estrangeiras do período.

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Biografía del autor/a

Jhonatan Mata, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Comunicação- Universidade Federal do Rio de Janeiro- Ecopos/UFRJ (Linha Mídia e Mediações Socioculturais)- Orientadora: Profa. Dra. Beatriz Becker. Doutorado Sanduíche Capes- DSE, realizado na Blanquerna School of Communication and International Relations- Universitat Ramom Llull- Barcelona/Espanha. Docente colaborador no PPGCOM-UFJF. Coordenador do Projeto "Música para olhos e ouvidos" (UFJF)Jornalista e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).Autor dos livros "Um telejornal pra chamar de seu" (Insular, 2013) e "O Amador no audiovisual" (Ed.UFJF, 2019). Integra a Rede de Pesquisadores de Telejornalismo (Telejor). Atua nos projetos "Diversidade e Jornalismo audiovisual: modos de produção, consumo e negociação de sentido público na contemporaneidade", "A comunicação digital em ambientes imersivos" ,?Núcleo de Jornalismo Audiovisual? (UFJF) e ?Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação: Diálogos possíveis? (UFRJ). Suas pesquisas têm como foco o audiovisual, atualmente voltadas para a análise do jornalismo colaborativo, do amador no audiovisual, e das representações do audiovisual na música. Atua na especialização em Mídias na Educação (Capes/UAB). Finalista do Prêmio Francisco Morel 2009 (Intercom), do Festival de Poesias da Universidade Federal de São João Del Rei (2013 e 2014) e do Prêmio Sweek 2018 de Poesia.

Citas

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Publicado

2021-04-30

Cómo citar

MATA, Jhonatan. Morte e vida em telas: análise das estratégias sensíveis entre profissionais e público nas dez maiores lives musicais do planeta num cenário de pandemia. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 77–94, 2021. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/44. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos