Enfoque da transversalidade de poderes oblíquos no contexto de um gênero musical brasileiro – o Choro – ao fazer interagir o nacional e o global no cenário contemporâneo

Autores/as

Palabras clave:

Choro moderno, Cenário contemporâneo, Interações culturais, Transversalidade de poderes oblíquos

Resumen

O cenário pós-moderno consolidado tem se caracterizado por uma grande acentuação dos encontros culturais interpessoais e midiáticos e por um cenário capitalista contemporâneo onde bens culturais locais têm funcionado como molas propulsoras do consumo em um espaço global (Harvey 2013). Daí surgiu a questão: Como tem acontecido hoje a interação do tradicional, do nacional e do global no contexto de criação, produção e circulação do gênero musical choro em Brasília, um importante centro de cultivo do gênero no Brasil, considerado ali um dos símbolos do nacional? Tendo como fundamentação Canclini (2011), que considera que as forças que se colocam em conflito, justaposição ou negociação nos processos de interação cultural revelam a transversalidade de poderes oblíquos, e a observação de Nicolau Netto (2009) de que a força da nação, os significados que incorpora são negociados ali, fundamentação que se juntou aos dados colhidos na análise musical e na exploração de fontes orais e midiáticas, este trabalho conseguiu cumprir o objetivo de verificar os processos de interação cultural relacionados às obras de dois músicos brasilienses: Choro do Portina, de Hamilton de Holanda, e Um chorinho em Cochabamba, de Rogério Caetano e Eduardo Neves.

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Biografía del autor/a

Magda de Miranda Clímaco, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG

Doutora em História Cultural (2008) pela Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Música(1998) pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Bacharel em Música / Instrumento Piano (1975) e Licenciada em Música (1976) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora Associada da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (EMAC/UFG). Foi Professora e orientadora na Graduação e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Música desta mesma instituição (EMAC/UFG). Como pesquisadora integra o Laboratório de Musicologia Braz Wilson Pompeo de Pina: preservação e difusão de documentos escritos e audiovisuais e o Caravelas - Núcleo de Pesquisas em História da Música Luso Brasileira/CESEM/ Universidade Nova de Lisboa. Atua hoje nas seguintes linhas de pesquisa: "Musicologia"; "Música: Representações, Processos identitários e Inter/transdisciplinares"; "Música, Cultura e Sociedade"; "Músicas Brasileiras e Processos Identitários"; "A musica em Goiás - diferentes tempos e espaços"; "Gênero musical Choro e suas trajetórias históricas: Choro Tradicional e Choro Moderno". Tem vários trabalhos publicados em revistas científicas qualificadas, anais de congressos e capítulos de livros. Uma das criadoras, organizadoras e coordenadora Geral do Simpósio Internacional de Musicologia promovido anualmente desde 2011 nas cidades de Pirenópolis/GO e Goiânia/GO pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria até 2015 com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e, a partir de 2016, com o Caravelas - Núcleo de Pesquisas em História da Música Luso Brasileira/CESEM/ Universidade Nova de Lisboa. Foi membro do Conselho Deliberativo da Fundação Nacional de Apoio à Pesquisa (FUNAPE) no período 2009/2012.

Citas

Canclini, N. G. 2011. Culturas Híbridas: estratégias para sair e entrar na modernidade. São Paulo: Edusp.

Cirino, G. 2009. Narrativas Musicais. São Paulo: Annablume/FAPESP.

Clímaco, M.M. 2008. Alegres dias chorões – o choro como expressão musical no cotidiano de Brasília. 2008. Tese de Doutorado. História. Universidade de Brasília (UnB). 487 f. Brasília, 2008.

Hall, S. 2014. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A.

Harvey, D. 2013. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola.

Nicolau Netto, M. 2009. Música brasileira e identidade nacional na mundialização. São Paulo: Annablume/FAPESP.

Vargas, Herom. 2007. Hibridismos Musicais de Chico Science e Nação Zumbi. Cotia, SP: Ateliê Editorial.

Publicado

2024-09-11

Cómo citar

CLÍMACO, Magda de Miranda. Enfoque da transversalidade de poderes oblíquos no contexto de um gênero musical brasileiro – o Choro – ao fazer interagir o nacional e o global no cenário contemporâneo. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 5, n. especial, p. 167–191, 2024. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/203. Acesso em: 21 nov. 2024.