Paraguai e Brasil: rupturas e conexões musicais
Palabras clave:
Música paraguaia, Fronteiras, Música sertanejaResumen
Neste artigo, analisamos a existência de conexões musicais entre a música paraguaia e a música sertaneja brasileira. Apesar de os processos históricos que produziram rupturas e dificultaram a integração cultural do Brasil com seus vizinhos continentais, as polcas e guarânias paraguaias tornaram-se bastante populares no país e foram determinantes para a emergência do rasqueado e da moda campera, gêneros musicais bastante cultivados no âmbito da música sertaneja.
Descargas
Citas
Bianchini, Odaléa da Conceição Deniz. 2000. A Companhia Matte Larangeira e a ocupação da terra do sul de Mato Grosso (1880-1940). Campo Grande-MS: Editora UFMS.
Cabral, Paulo Eduardo. 1999. “Formação étnica e demográfica”. In Campo Grande 100 anos de construção. Campo Grande-MS: Matriz Editora, 27-62.
Costa, Fernando Morais da. 2006. “Início do cinema sonoro – a relação com a música popular no Brasil como em outros países”. Actas del VII Congreso Latinoamericano IASPM – La Habana 2006.
Higa, Evandro Rodrigues. 2010. Polca paraguaia, guarânia e chamamé: estudos sobre três gêneros musicais em Campo Grande, MS. Campo Grande, MS: Ed. UFMS.
Higa, Evandro Rodrigues. 2013. “Para fazer chorar as pedras”: o gênero musical guarânia no Brasil – décadas de 1940/50 (tese de doutorado). São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista-UNESP.
Higa Evandro Rodrigues. 2019. “Para fazer chorar as pedras”: guarânias e rasqueados em um Brasil fronteiriço. Campo Grande, MS: Ed. UFMS.
Machado, Paulo Coelho. 1990. A rua velha. Campo Grande, MS: Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
Moraes, José Geraldo Vinci de. 2000. Metrópole em sinfonia: história, cultura e música popular na São Paulo dos anos 30. São Paulo: Estação Liberdade.
Nepomuceno, Rosa. 1999. Música caipira: da roça ao rodeio. São Paulo: Ed. 34.
Oliveira, Allan de Paula. 2009. Miguilim foi pra cidade ser cantor: uma antropologia da música sertaneja (tese de doutorado). Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC.
Prado, Maria Lígia Coelho. 2001. “O Brasil e a distante América do Sul” Revista de História 145: Universidade de São Paulo, 127-149.
Severiano, Jairo. 2008. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. São Paulo: Ed. 34.
Safuan, Oscar Nelson. 2004. A verdadeira história da música sertaneja. Ed. do autor.
Santos, Alcino. Barbalho, Gracio. Severiano, Jairo. Nirez. 1982. Discografia brasileira 78 rpm: 1902-1964. Rio de Janeiro: Funarte (5 volumes).
Silva, José de Melo e. 2003. Fronteiras guaranis. Campo Grande-MS: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul.
Szaran, Luis. 1997. Diccionario de la música em el Paraguay. Asunción: Ed. do autor.