A música do passado e o elo geracional na coleção Taba

Autores/as

Palabras clave:

Coleção Taba, Elo Geracional, Estratos de Temporalidade

Resumen

El objetivo del texto es abordar el sentido del compartir la música del pasado entre generaciones a partir de la experiencia producida por la colección Taba, una publicación de la Editorial Abril de 1982 a 1986. La colección Taba, un producto híbrido de historias y músicas brasileñas basadas en la cultura popular, presentó para el público infantil la diversidad sonora y algunas ideas del campo político, participando en la construcción del ser social en un momento de apertura democrática. Abordaremos el concepto de vínculo generacional como el circuito de afectos, entendido como la transmisión de ideas, deseos y creencias a través del repertorio de la MPB y del folclore, produciendo nuevos significados para los niños de la década de 1980. Para introducir la dimensión educativa del proyecto Taba, el texto comienza en la actualidad, abordando el funcionamiento de las plataformas de streaming, la actuación de los algoritmos y la importancia de mantener en circulación las formas musicales de artistas del pasado. Demostraremos en qué medida las experiencias musicales de las nuevas generaciones, promovidas por la cibercultura, comprometen el futuro del repertorio de estos artistas. Como consecuencia, hoy, presenciamos la pérdida de la capacidad de criticar las formas musicales que se presentan como hegemónicas en el presente, distanciándonos de las transformaciones futuras.

       

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Bondía, Larrosa Jorge. 2002. Notas sobre experiência e saber de experiência. Tradução de João Wanderlei Geraldi. Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Linguística.

Chartier, Roger. 2002. À beira da Falésia, a história entre incertezas e inquietudes. Porto Alegre, Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Chauí, Marilena. 2000. Brasil, Mito Fundador e Sociedade Autoritária. Coleção História do Povo Brasileiro. São Paulo: Fundação Perseu Abramo.

Contier, Arnaldo. 1998. “Edu Lobo e Carlos Lyra: O Nacional Popular na Canção de Protesto (os anos 60)”. Revista Brasileira de História no 18 (35). Accessed january, 2024. https://doi.org/10.1590/S0102-01881998000100002. Costa, Camila Lordy. 2023. “Taba, histórias e músicas brasileiras: MPB para o público infantil em tempos de redemocratização (1982 a 1986)”. MA diss., Universidade Estadual Paulista.

Dias, Marcia Tosta. 2008. Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo editorial.

Furtado, Thaís Helena. 2015. “Jornalismo Infantil revisitado na Recreio”. Vozes & Diálogo 14, no. 2, July-December.

Garcia, Tânia da Costa. 2014.“Samba, Memória e Identidade sob a ditadura militar: O Projeto Lúcio Rangel e a Fundação Nacional de Arte”. In Políticas Culturais na América Latina: entre conflitos e negociações. São Paulo: Perspectiva.

Garcia, Walter. 2013. Melancolias, Mercadorias: Dorival Caymmi, Chico Buarque, o Pregão de Rua e a Canção Popular-Comercial no Brasil. São Paulo: Ateliê Editorial.

GoodBrainstorms. n.d. “Coleção Taba/ Histórias completas” Accessed january, 2024. https://www.youtube.com/watch?v=7-QaqL9XktA&list=PL20A010A00A392A9D&index=18

Gurgel, Dani. 2023. “Gatekeeping digital na música: proposta de modelo teórico e sua aplicação em Funk Brasileiro, Sertanejo, Forró e MPB”. PhD thesis, Universidade de São Paulo.

Hartog, Simon. 1993. Beyond the Citizen Kane. Channel 4. Reino Unido. FullHD, 103 minutos. https://www.youtube.com/watch?v=s-8scOe31D0

Koselleck, Heinhart. 2006. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Editora PUC.

Machens, Maria Lucia. 2009. Ruptura e Subversão na Literatura para Crianças. São Paulo: Editora Global.

Milani, Vanessa Pironato. 2015. “Sambas em fascículos – vertentes do gênero na coleção História da Música Popular Brasileira em tempos de consolidação da indústria cultural”. MA diss. Universidade Estadual Paulista.

Napolitano, Marcos. 2010. “Seguindo a Canção, engajamento político e indústria cultural na MPB (1959-1969)”. MA diss. Universidade de São Paulo.

______. 2017. Coração Civil: a vida cultural brasileira sob o regime militar (1964-1985). Ensaios Históricos. São Paulo: Editora Intermeios.

______. 2002. A Música Popular Brasileira (MPB) dos anos 70: Resistência política e consumo cultural, Actas Del IV Congresso de La Rama latino-americana del IASPM, México.

Nogueira, Wesley Augusto. 2018. “A venda em todas as bancas de jornal: relação entre produção e circulação de todos os livros colecionáveis comercializados pela Editora Abril na década de 1970”. PhD thesis, Universidade de São Paulo.

Ortiz, Renato. , 1988. A Moderna Tradição Brasileira – cultura brasileira e indústria cultural. São Paulo: Editora Brasiliense. Safatle, Vladimir. 2015. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. São Paulo: Cosac Naify. ______. 2022. Em um com impulso: experiência estética e emancipação social, bloco I. São Paulo: Autêntica.

Santos Joel Rufino dos. 2008. Assim foi (se me parece): livros, polêmicas e algumas memórias. Rio de Janeiro: Editora Rocco.

Sirinelli, Jean-Françoise. 2003. “Os Intelectuais” In: Por uma história Política. Rio de Janeiro: Editora FGV.

Stroud, Sean. 2008. The Defence of Tradition in Brazilian Popular Music: Politics, Culture and the Creation of Música Popular Brasileira. Great Britain: MPG Books

Tatit, Luiz. 2004. O século da canção. São Paulo: Ateliê Editorial.

Tinhorão, José Ramos. 1998. História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo: Editora 34.

Toledo, Heloísa Maria dos Santos. 2010. “Som Livre: trilhas sonoras das telenovelas e o processo de difusão da música”. PhD thesis, Universidade Estadual Paulista.

Wayback Machine. n.d. 2008. “Projeto Taba”. Transcrição adaptada do CONRERP 2ª Região – São Paulo/Paraná Accessed january 2024. http://www.conrerp2.org.br/index.php?mact=News,cntnt01,print,0&cntnt01articleid=446&cntnt01showtemplate=false&cntnt01returnid=127

Williams, Raymond. 1992. Cultura. São Paulo: Editora Paz e Terra.

Publicado

2024-07-08

Cómo citar

LORDY, Camila. A música do passado e o elo geracional na coleção Taba. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 109–136, 2024. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/190. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Música e História