A presença das mulheres nos Cursos Latinoamericanos de Música Contemporánea (CLAMC)
Palabras clave:
Mulheres, Cursos Latinoamericanos de Música Contemporánea, Música Latino-americana, Questões de GêneroResumen
Este artigo vem divulgar os resultados de uma pesquisa realizada entre 2020 e 2023 acerca da atuação das mulheres nos Cursos Latinoamericanos de Música Contemporánea (CLAMC), realizados anualmente em cinco países da América Latina – sendo um deles o Brasil –, entre 1971 e 1989. O objetivo da pesquisa foi levantar hipóteses e suscitar debates acerca dessa participação a partir de dados quantitativos e qualitativos que observaram mulheres em cinco áreas específicas: composição, interpretação, autoria de obras, docência e discência. Um artigo anterior sobre o tema foi publicado por esta revista no primeiro ano de investigação, 2020, e exibia resultados parciais comparativos à presença masculina em tais categorias nos eventos citados. O texto atual busca dar uma visão mais completa sobre o tema, incluindo a análise de uma obra de compositora apresentada durante os CLAMC.
Descargas
Citas
Alejandro, Esther. 1978. Canción Portorriqueña. Manuscrito inédito.
Beal, Amy. C. 2006. New music, new allies: American experimental music in West Germany from the zero hour to reunification. Berkeley and Los Angeles: University of California Press.
Iddon, Martin. 2013. New music at Darmstadt: Nono, Stockhausen, Cage and Boulez. Cambrige: Cambrige University Press.
Fure, Ashley. 2016. GRID - Gender Research In Darmstadt: a 2016 historage Project funded by the Goethe Institute. https://griddarmstadt.files.wordpress.com/2016/08/grid_gender_research_in_darmstadt.pdf.
Paraskevaídis, Graciela. 2009-2014. Cursos Latinoamericanos de música contemporánea: una documentación. https://faap1940.com/bibliografia-graciela-paraskevaidis/.
____. 2014. La presencia de la música electroacústica en Los Cursos Latinoamericanos de Música Contemporánea. Arquivo Fundación Archivo Aharonián-Paraskevaídis (FAAP). https://faap1940.com/bibliografia-graciela-paraskevaidis/.
Silva, Eliana Monteiro da. 2020. Projeto de pesquisa de Professor(a) Colaborador(a). São Paulo: Universidade de São Paulo. Inédito.
____. 2015. “Compreendendo a notação musical contemporânea por uma perspectiva interdisciplinar”. Ray, Sonia (Org.). Pesquisas e práticas interdisciplinares em ambientes musicais. Goiânia: Editora Vieira.
____. 2013. “A trajetória do piano acompanhador, do Lied ao século XXI: Quem dá suporte a quem?”. Lima, Sonia Albano de; Ray, Sonia (Orgs.). Da ópera ao Lied: uma evocação à palavra cantada. Goiânia: Editora Vieira.
Silva, Eliana Monteiro da; Zani, Amilcar. 2020. “Música e memória: A atuação das mulheres nos Cursos Latinoamericanos de Música Contemporânea (1971-1989)”. MusiMid vol. 1, no. 2. pp. 104-115.
Soares, Teresinha Rodrigues Prada. 2004. “Estética e ideologia na música nova”. Anais do XVII Encontro Regional de História – O Lugar da História. Campinas: ANPUH/SP- UNICAMP.