A presença das mulheres nos Cursos Latinoamericanos de Música Contemporánea (CLAMC)

Autores/as

Palabras clave:

Mulheres, Cursos Latinoamericanos de Música Contemporánea, Música Latino-americana, Questões de Gênero

Resumen

Este artigo vem divulgar os resultados de uma pesquisa realizada entre 2020 e 2023 acerca da atuação das mulheres nos Cursos Latinoamericanos de Música Contemporánea (CLAMC), realizados anualmente em cinco países da América Latina – sendo um deles o Brasil –, entre 1971 e 1989. O objetivo da pesquisa foi levantar hipóteses e suscitar debates acerca dessa participação a partir de dados quantitativos e qualitativos que observaram mulheres em cinco áreas específicas: composição, interpretação, autoria de obras, docência e discência. Um artigo anterior sobre o tema foi publicado por esta revista no primeiro ano de investigação, 2020, e exibia resultados parciais comparativos à presença masculina em tais categorias nos eventos citados. O texto atual busca dar uma visão mais completa sobre o tema, incluindo a análise de uma obra de compositora apresentada durante os CLAMC.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amilcar Zani Netto, Universidade de São Paulo

Amilcar Zani Netto é Professor Titular aposentado do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, aonde ocupou cargo de chefia no biênio 2010-2011. Inscrito desde 2015 no Programa "Professor Senior", é pianista, professor e pesquisador, possuindo também graduação em Arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie . Como pianista, sua formação inclui estudos com Helena Costa no Porto, Portugal e com Conrad Hansen em Hamburgo, Alemanha. Obteve graus de Mestre, Doutor e Livre-Docente em Musica na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professor e orientador nos cursos de Graduação e Pos-Graduação da mesma Instituição, realizou diversos pós-doutorados, especificamente na Biblioteca do Congresso em Washington, D.C., Estados Unidos. Seus estudos e pesquisas focalizam o Romantismo em Robert Schumann, e a produção da Segunda Escola de Viena, com ênfase na Coleção Clara e Edward Steuermann. Dedica especial atenção à pesquisa, estudo, divulgação e apresentações inéditas da musica para piano a quatro mãos de obras de musica de câmara transcritas por diversos compositores para esta formação.

Citas

Alejandro, Esther. 1978. Canción Portorriqueña. Manuscrito inédito.

Beal, Amy. C. 2006. New music, new allies: American experimental music in West Germany from the zero hour to reunification. Berkeley and Los Angeles: University of California Press.

Iddon, Martin. 2013. New music at Darmstadt: Nono, Stockhausen, Cage and Boulez. Cambrige: Cambrige University Press.

Fure, Ashley. 2016. GRID - Gender Research In Darmstadt: a 2016 historage Project funded by the Goethe Institute. https://griddarmstadt.files.wordpress.com/2016/08/grid_gender_research_in_darmstadt.pdf.

Paraskevaídis, Graciela. 2009-2014. Cursos Latinoamericanos de música contemporánea: una documentación. https://faap1940.com/bibliografia-graciela-paraskevaidis/.

____. 2014. La presencia de la música electroacústica en Los Cursos Latinoamericanos de Música Contemporánea. Arquivo Fundación Archivo Aharonián-Paraskevaídis (FAAP). https://faap1940.com/bibliografia-graciela-paraskevaidis/.

Silva, Eliana Monteiro da. 2020. Projeto de pesquisa de Professor(a) Colaborador(a). São Paulo: Universidade de São Paulo. Inédito.

____. 2015. “Compreendendo a notação musical contemporânea por uma perspectiva interdisciplinar”. Ray, Sonia (Org.). Pesquisas e práticas interdisciplinares em ambientes musicais. Goiânia: Editora Vieira.

____. 2013. “A trajetória do piano acompanhador, do Lied ao século XXI: Quem dá suporte a quem?”. Lima, Sonia Albano de; Ray, Sonia (Orgs.). Da ópera ao Lied: uma evocação à palavra cantada. Goiânia: Editora Vieira.

Silva, Eliana Monteiro da; Zani, Amilcar. 2020. “Música e memória: A atuação das mulheres nos Cursos Latinoamericanos de Música Contemporânea (1971-1989)”. MusiMid vol. 1, no. 2. pp. 104-115.

Soares, Teresinha Rodrigues Prada. 2004. “Estética e ideologia na música nova”. Anais do XVII Encontro Regional de História – O Lugar da História. Campinas: ANPUH/SP- UNICAMP.

Publicado

2024-09-11

Cómo citar

SILVA, Eliana Monteiro da; ZANI NETTO, Amilcar. A presença das mulheres nos Cursos Latinoamericanos de Música Contemporánea (CLAMC) . MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 5, n. especial, p. 79–112, 2024. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/179. Acesso em: 21 nov. 2024.