A obra Nascemorre de Gilberto Mendes: memórias sonoro-visuais e a dimensão eletroacústica

Autores/as

Palabras clave:

Gilberto Mendes, Música Eletroacústica, Haroldo de Campos, Vanguarda

Resumen

Este artigo tem como objeto de estudo a composição Nascemorre, para Vozes, Percussão e Fita Magnetofônica de Gilberto Mendes composta em 1963, baseada na poesia homônima de Haroldo de Campos. O objetivo é analisar a partitura da obra, e encontrar parâmetros de interpretação, incluindo a técnica de montagem de sua parte eletroacústica, até os dias de hoje inexplorada. A partir de uma breve contextualização, é apresentada a estrutura da obra, procurando relacionar as instruções na partitura com as memórias sonoro-visuais registradas pela biografia do autor. Assim, une-se o aspecto técnico das aleatoriedades, dos microtonalismos, das polirritmias com os aspectos poéticos para poder nortear as decisões estéticas na elaboração da inédita interpretação integral da obra, revalorizando sua dimensão eletroacústica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anselmo Guerra, Universidade Federal de Goiás

Professor titular da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista, UNESP (1986), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília, UnB (1992) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP (1997). Foi pesquisador visitante no CRCA - Center for Research in Computing and The Arts da Universidade da Califórnia San Diego (1995/6). Realizou Pós-doutorado Instituto de Artes da UNESP na área de Computer Music (2012). Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Música, Cência e Tecnologia, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Composição Musical, Computer Music, Música Eletroacústica, Música Contemporânea, Interatividade. Foi coordenador do Mestrado em Música da UFG por três mandatos e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica - SBME. É Editor da Música HODIE, revista do Programa de Pós-graduação em Música da UFG (https://www.revistas.ufg.br/musica/)

 

Citas

DUPRAT, Rogerio et al. Manifesto Música Nova. Invenção: Revista de Arte de Vanguarda. São Paulo: Funarte, ano 2, N. 3, p.7-11, 1963.

GUERRA, Anselmo. “MUTATIONEN III de Cláudio Santoro: uma Releitura Eletroacústica”. Anais do Congresso da ANPPOM. Curitiba: ANPPOM, 2009.

MANNING, Peter. Electronic and Computer Music. NY: Oxford University Press., 2004.

MENDES, Gilberto. NasceMorre, para Vozes, Percussão e Fita Magnetofônica. Partitura Musical. Washington: Pan American Union, 1966.

———. Uma odisseia musical: dos mares do sul à elegância pop art déco. São Paulo SP Brasil: Editora Giordano; Edusp, 1994.

———. Nascemorre. IN: Madrigal Ars Viva. Música Nova para vozes. Regência de Roberto Martins. Madrigal Ars Viva, EMI Music Ltda., 2000.

———. Viver sua música : com Stravinsky em meus ouvidos, rumo à avenida Nevsky. São Paulo SP, Santos SP: EDUSP; Realejo Livros & Edições, 2008.

NEVES, José. Música contemporânea brasileira. 2º ed. RJ: Contra Capa Editora, 2008.

SOUZA, Carla D. Os caminhos de Gilberto Mendes e a música erudita no Brasil. Tese de doutorado. Campinas: UNICAMP, 2011.

SOUZA, Carla D. Gilberto Mendes: entre a vida e a arte. Campinas: Editora UNICAMP, 2013.

VALENTE, Heloísa. Os cantos da voz: entre o ruído e o silêncio. 1º ed. São Paulo SP Brasil: Annablume, 1999.

Publicado

2023-03-31

Cómo citar

GUERRA, Anselmo. A obra Nascemorre de Gilberto Mendes: memórias sonoro-visuais e a dimensão eletroacústica. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 71–86, 2023. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/121. Acesso em: 23 nov. 2024.