Perspectivas de compositoras de Porto Alegre e Região e a relevância de uma história: lançando olhar e escuta sobre O Que Range, de Rita Zart
Keywords:
Feminismos, Música e Gênero, Mulheres compositoras, Criação SonoraAbstract
Neste trabalho, voltamos nosso olhar e escuta para trabalhos de musicistas compositoras de Porto Alegre e região. Para tanto, buscamos explorar possibilidades de análise musical com base em epistemologias feministas, a partir da ampliação do conceito de texto de maneira a abranger som, música e performance, pois entendemos que métodos de análise musical tradicionais, voltados para a música erudita e para a análise de partituras, não respondem às necessidades envolvidas na análise da música popular experimental e da música eletrônica. Investigamos na própria potência política das sonoridades, letras e performance os dispositivos que deslocam políticas de produção da subjetividade e do pensamento estruturantes, coloniais, capitalistas e patriarcais, nos colocando como olhares articuladores das discussões. Por fim, observamos como se dão os cruzamentos intertextuais entre essas três linguagens que, somadas e sobrepostas, contam nossas histórias enquanto artistas e compositoras.
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References
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