Os Projetos Sociomusicais: um Fato Social Total no fluxo na espiral do tempo entre rosas e espinhos
Palavras-chave:
Educação musical e ONGs, Projetos Sociais, Inclusão/exclusão social, Processo pedagógico-musicalResumo
Este artigo é um relato revisado da minha pesquisa de doutorado (Kleber 2006) com foco nas práticas musicais em Organizações Não Governamentais (ONGs) a partir do campo empírico constituído de duas instituições: Associação Meninos do Morumbi, da cidade de São Paulo, e o Projeto Villa-Lobinhos, da cidade do Rio de Janeiro. Ambas tinham propostas socioeducativas comprometidas com a educação musical para se trabalhar com crianças e jovens moradores da periferia urbana e/ou favelas das respectivas cidades. As questões da pesquisa buscaram compreender como se configuram esses espaços de educação musical no contexto do campo sociocultural da educação musical, compreendido como um fenômeno social. As práticas musicais são entendidas a partir da sua constituição sociocultural (Shepherd e Wicke 1998) e o processo pedagógico-musical como um “fato social total” (Mauss 2003) enfatizado enquanto um fenômeno social de caráter sistêmico, estrutural e complexo e, portanto, pluridimensional. A produção de conhecimento sociomusical das ONGs é entendida como fruto da dinâmica das forças sociais que abrem espaços para a produção de novas formas de conhecimento.
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