Atravessamentos intermidiáticos no conceito de postopera: estudo de caso em obras de Jocy de Oliveira, Chico Mello e Philip Glass
Palavras-chave:
Ópera contemporânea, Intermidialidade, Jocy de Oliveira, Chico Mello, Philip GlassResumo
Este estudo visou delimitar os atravessamentos intermidiáticos em obras que apresentam uma concepção inovadora de ópera calcada pelo teatro pós-dramático: a postopera. Na ópera de Philip Glass O Corvo Branco (1991) temos, através da aparição de personagens advindos do cinema e da mistura impura de trechos dos Lusíadas com textos de outros formatos, indícios de intermidialidade. De Chico Mello, Destino das Oito (2004) já na sua gênese apresenta intermidialidade, pois funda-se na peça de teatro Heart's Desire (1997). Por fim, Liquid Voices (2017) parte de um roteiro escrito para o cinema pela própria compositora, também apresentando intermidialidade desde sua concepção. Como objetivos secundários foram sinalizadas características destas obras pela Estética da Impureza; desvelando a intertextualidade pelo viés paródico. Concluiu-se que as duas postoperas dos compositores brasileiros apresentam a intermidialidade de maneira mais incisiva.
Downloads
Referências
Aguiar, Daniella., Agustoni, Prisca., e Carrizo, Silvina. 2015. “Apresentação”. Dossiê “Intermidialidade e seus diálogos contemporâneos”. Revista IPOTESI 19, n. 1 (jan. - jun.): 10-13.
Alencar, L. R., e Santos, R.C.D. 2021. Relatório final do Programa de Iniciação Científica (PIBIC). Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso.
Ap Siôn, Pwyll. 2007. The Music of Michael Nyman: Texts, contexts and intertexts. Aldershot: Ashgate.
Clüver, Claus. 2008. “Intermidialidade e Estudos Interartes.” In Literatura, artes, saberes, edited by Sandra Nitrini et al. São Paulo: Hucitec.
Bem Paraná. 2012. “Curitibano Chico Mello lança cd comemorativo.” Bem Paraná, 12 de janeiro de 20212. https://www.bemparana.com.br/cultura/musica/curitibano-chico-mello-lanca-cd-comemorativo-199676/#.X3TQ8GhKjIX >
Deleuze, G., e Guattari, F. 1997. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, Vol. 5. Rio de Janeiro: Ed. 34.
Mello, Chico. 2005. “Destino das oito/ Fate at Eight. Vimeo vídeo, 36:00. From live performance on March 10th 2005. Posted 2015. https://vimeo.com/149680849.
Demarchi, Paulo César. 2009. “Fase da preparação da obra Nih Nik do compositor Chico Mello: relato de experiência. Dissertação”. PhD thesis, Universidade Federal do Paraná.
Everett, Y. 2004. “Parody with an Ironic Edge: Dramatic Works by Kurt Weill, Peter Maxwell Davies, and Louis Andriessen.” Music Theory Online 10 n.4, (December 2004). http://www.mtosmt.org/issues/mto.04.10.4/mto.04.10.4.y_everett.html.
Glass, Philip. 1987. Music by Philip Glass. New York: Dunvagen Music Publishers, Inc.
Gloag, Kenneth. 2012. Postmodernism in music. Cambridge Introductions to Music. Cambridge: University Press.
Gomes, Luiza Costa. 1998. Corvo Branco. Madrid: Teatro Real – Fundación del Teatro Lírico.
Hutcheon, Linda. 1985. Uma teoria da paródia: ensinamentos das formas de arte do século XX. Trad. Teresa Louro Pérez. Rio de Janeiro: edições 70, 1985.
Hutcheon, Linda. 1994. Irony’s Edge. New York: Routledge.
Lehmann, Hans-Thies. 2007. Teatro pós-dramático. Translated by por Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac & Naify.
Lyotard, J. F. 2009. A condição pós-moderna. Translated by Ricardo Corrêa Barbosa. 12. ed. Rio de Janeiro: José Olympio.
Novak, Jelena. 2012. “Singing corporeality: reinventing the vocalic body in postopera.”. PhD thesis, Universidade de Amsterdã. Amsterdã.
Novak, Jelena. 2013. “From minimalist music to Postopera: repetition, representation and (post) modernity in the operas of Philip Glass and Louis Andriessen.” In The Ashgate Research Companion to Minimalist and Postminimalist Music, edited by Keith Potter, Kyle Gann, and Pwyll Ap Siôn. England: Ashgate, 129-140.
Obici, Giuliano. 2015. “Cruzamentos entre a música experimental e música popular no trabalho de Chico Mello”. Revista Poésis, n .25: 27-42.
Oliveira, Jocy de. 2020. Além do Roteiro. São Paulo: Faria e Silva Editora.
Potter, K., Gann, K., Ap Siôn, P. The Ashgate Research Companion to Minimalist and Postminimalist Music. England: Ashgate Publishing Limited.
Rajewsky, Irina. 2012. “Intermidialidade, Intertextualidade e ‘Remediação’. Uma perspectiva literária sobre a Intermidialidade.” In. Intermidialidades e estudos interartes edited by Thaïs F. Diniz Nogueira. Belo Horizonte: UFMG, 15-45.
Redhead, Lauren. 2014. “Quotation, Psychogeography, and the ‘Journey Form’ in the Music Theatre of Bernard Lang and Chico Mello.” Contemporary Music Review 33, n. 2, 148-166.
Santos, Rita de C. D dos. 2019. Repensando a terceira fase composicional de Gilberto Mendes: o Pós-Minimalismo nos Mares do Sul. Curitiba: CRV.
Santos, Rita de C. D. dos, Souza, André R. de, and Oliveira, Maria Cecília de. 2023. Liquid Voices: uma postopera? DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós Graduação Em Música n. 26(2): 1–24. http://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12024 .
Scarpetta, Guy. 1985. L’Impureté. Paris: Editions Grasset & Fasquelle.
Silva, Alexandre Guilherme Montes. 2019. “Reflexões sobre a poética do feminino de Jocy de Oliveira em suas óperas.” MA diss., Universidade de São Paulo, São Paulo.
Torrão, N., and Páez Granados, O. 2020. Corvo Branco: construção e desconstrução de mitos. Língua-Lugar: Literatura, História, Estudos Culturais 1(1): 85–105. https://doi.org/10.34913/journals/lingua-lugar.2020.e209.
Tragtemberg, Lívio. 2008. Música de cena - dramaturgia sonora. São Paulo: Perspectiva.
Williams, Nicholas A. 2009. “Strategies of Postminimalism in my recent music”. PhD thesis. University of Huddersfield.
Wolff, W. 1999. The Musicalization of Fiction: A Study in the Theory and History of Intermediality. Amsterdam, Atlanta GC: Rodopi.