Retrospectiva Animada de Felipe Castanhari em videoclipe: Estratégia “easter egg” entre a informação e o entretenimento

Autores

Palavras-chave:

Videoclipe, Estética easter egg, Memória e nostalgia, noticiabilidade, Infotenimento

Resumo

As transformações no cenário comunicacional demandam adaptações em busca da audiência. Nesse contexto, a música e a estética de videoclipe (MATA, 2022) têm assumido um lugar estratégico, gerando outras transmidialidades. Este artigo analisa a Retrospectiva animada 2022 – uma paródia musical de As It Was, de Harry Styles, que promete um compilado dos fatos que marcaram o ano, publicada no Canal Nostalgia no YouTube. Questiona-se  se a obra também poderia ser considerada como um conteúdo informativo, ao passo que também entretém. Utilizando a Análise da Materialidade Audiovisual (COUTINHO, 2016; 2018), busca-se investigar como e se o conteúdo de Castanhari utiliza-se dos critérios de noticiabilidade para selecionar os fatos que compõem sua retrospectiva e qual é o papel desempenhado pelo recurso musical na construção dessa narrativa, revelando o que os autores denominam neste artigo de “estética easter egg” como fio condutor de informações que se desdobram em efeito centrífugo.

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Biografia do Autor

Sara de Moraes Bridi, PPGCOM/UFJF

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF, bolsista Fapemig, integrante dos grupos de pesquisa Sinestelas e Comunicação, identidade e cidadania, ambas credenciadas pelo CNPq.

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Publicado

22-12-2023

Como Citar

RODRIGUES DE MORAES BRIDI, S.; CAMPOS DE OLIVEIRA, A. C.; DE ALBUQUERQUE THOMÉ, C. .; FIGUEIRA LEAL, P. R. Retrospectiva Animada de Felipe Castanhari em videoclipe: Estratégia “easter egg” entre a informação e o entretenimento. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 44–66, 2023. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/171. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Música Entretelas