Rádio regional como marcador da cultura local
uma análise de cantora Joyce França na Rádio Clube do Recôncavo Baiano
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre os traços de cultura local percebidos por meio de entrevistas com músicos do recôncavo baiano no programa A tarde é nossa, da Rádio Clube FM 92.7 de Santo Antônio de Jesus-BA. A partir das discussões teóricas sobre cultura brasileira (Bosi 1992; Arantes 1990) e música popular (Zan 2001; Tinhorão 1988), este artigo evidencia como o rádio regional pode atuar como marcador da cultura local de onde a emissora está situada. Seguindo abordagem de análise qualitativa, desenvolvemos estudo de caso da entrevista com a cantora Joyce França, moradora da cidade, a fim de investigar os traços da cultura regional presentes nas falas de Joyce que possam representar a relação dos músicos locais com a região. Os resultados apontam que, apesar de estar hoje em plataformas digitais com público potencialmente global, o rádio regional continua tendo relevante papel na representatividade das culturas regionais.
Downloads
Referências
Referências
Arantes, Antônio A. 1990. “O que é cultura popular?” São Paulo: Brasiliense.
Barriles, Agnes; et al. 2018. “O impacto da migração do AM para o FM na Rádio Imembuí de Santa Maria”. Revista Sonora, vol. 7, nº 13. Universidade Franciscana, Santa Maria, RS. Disponível: http://www.sonora.iar.unicamp.br. Acesso em: 01 de novembro de 2019.
Bosi, Alfredo. 1992. “Cultura brasileira e culturas brasileiras”. In: Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras. p.308-345:
Chantler, P.; Harris, Sim. 1998. “Radiojornalismo”, Trad. Laurindo Lalo Leão Filho. São Paulo:Summus.
Chauí, Marilena. 2008. “Cultura y Democracia”. Cuadernos de Pensamiento Crítico Latinoamericano. N. 8, julho.
Comassetto, Leandro R. 2007. “O rádio local e o comportamento da informação na nova ordem global”. Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 8, n. 16, p. 123-131, maio/ago. 2007. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/estudosdecomunicacao/article/view/14501. Acesso em: 20 de novembro de 2019
Curado, Camila C. 2015. “Migração de rádios AM para FM: processos de preparação e perspectivas de mudança frente à convergência tecnológica”. Disponível em: http://bdm.unb.br/handle/10483/12196. Acesso em: 01 de novembro de 2019.
Federico, Maria E. B. 1982. “História da Comunicação: radio e TV no Brasil”, Petrópolis: Vozes.
Flores, Javier G. 1994. “Aproximación interpretativa al contenido de la información textual”. In: Flores, Javier G. Analisis de datos cualitativos - aplicaciones a la investigación educativa. Barcelona: PPU. p. 65-107.
Giustina, Adelina P. S. D. Selau, Mauricio da S. 2009. A culinária como patrimônio cultural imaterial. Cadernos do CEOM – Ano 23, n. 31.
Jorge, Sônia Maria A. 2004. “Rádio FM: Um contraponto entre as redes e as emissoras regionais paulistanas”. In: Barbosa Filho; A. Piovesan A; Beneton R.(Org). Radio: Sintonia do Futuro. São Paulo: Paulinas.
Lima, Maria Érica de O. 2007. “Comunicação local/regional”. In: GADINI, Sério Luiz; WOITOWICS, Karina Janz. Noções básicas de Folkcomunicação. Ponta Grossa: UEPG.
Lopes, Maria Immacolata. V. 2005. “Pesquisa em Comunicação”. São Paulo, Loyola. 8. ed..
Morelli , Rita de Cássia Lahoz. 2000. “O campo da MPB e o mercado moderno de música no Brasil: do nacional-popular à segmentação contemporânea”. ArtCultura, . 10, n. 16, p. 87-101, jan.-jun. 2000
Ortriwano Gisela Swetlana. 2002-2003. “Radiojornalismo no Brasil: Fragmentos da história”. Revista USP, São Paulo, n.56, p. 78, dezembro/fevereiro 2002-2003. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/33808/36546. Acesso em: 05 de maio 2019
Ortriwano, Gisela Swetlana. 1985. “A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos”. São Paulo: Summus, 1985.
Santos, Bruna Flores. CAMPOS, Deivison Moacir Cezar de. 2016. “A migração das emissoras radiojornalísticas para o FM em Porto Alegre”. Revista Rádio-Leituras, Mariana-MG, v. 07, n. 02, pp. 139-164 jul./dez. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/radio-leituras/article/view/313. Acesso em: 20 de novembro de 2019.
Serpa, Angelo.2004. “Experiência e vivência, percepção e cultura: uma abordagem Dialética das manifestações culturais em bairros populares de Salvador-Bahia”. R. RA´E GA, Curitiba, n. 8, p. 19-32, 2004. Editora UFPR.
Tavares, Reynaldo C. 1999. “Histórias que o rádio não conto: Do Galena ao Digital, desvendando a Radiodifusão no Brasil e no Mundo”, 2ª. ed. São Paulo: Harbra.
Tinhorão, José Ramos. 1998. “História Social da Música Popular Brasileira”. São Paulo: editora 34.
Trigo-de-Sousa, Lígia Maria. 2004. “Rádio e Internet: o porquê do sucesso desse casamento”. In: Barbosa Filho; A. Piovesan A; Beneton R.(Org). Radio: Sintonia do Futuro. São Paulo: Paulinas.
Zan, José Roberto. 2001. “Música Popular Brasileira: indústria cultural e identidade”. Eccos. Vol. 3, n. 1. Pp-105-122.