Relatos de experiências na paisagem sonora belenense

imersão artística no mercado Ver-o-Peso, Belém do Pará

Autores

Palavras-chave:

Soundwalking, Música e Educação, Artefato Cultural, Processos Criativos, Paisagem Sonora

Resumo

Os estudos sobre a paisagem sonora têm sido amplamente discutidos em diferentes terrenos do conhecimento, onde múltiplas abordagens são enfatizadas, nutrindo o pensamento de pesquisadores e artistas que consideram a importância da paisagem para seus processos criativos. A paisagem sonora de Belém do Pará apresenta suas inúmeras singularidades - estas que foram motivo de fruição ao longo da produção dos dados de pesquisa, que compreendem catálogo acústico, fotográfico, entre outras narrativas. Neste estudo, primeiramente, apresentam-se os resultados das práticas de soundwalking coletivo, realizado enquanto proposta do Projeto Mosaico, Projeto de Extensão da Universidade Federal do Pará e coordenado pelo Prof. Dr. Elder Oliveira. Num segundo momento, aproxima-se a conhecida prática estética soundwalking às leituras de Jorge Larrosa e Joanalira Magalhães e Paula Ribeiro, respectivamente sobre experiência e artefato cultural, apontando como esta prática estética foi importante para serem percebidas as múltiplas realidades acústicas presentes no Mercado Ver-o-Peso, localizado no Centro Histórico do município de Belém do Pará. De antemão, considera-se que tal prática realizada foi uma alternativa de fruição musical frente aos modelos de ensino da música conservatorial e/ou historicamente fixados na forma de se ouvir e fazer música, deslocando corpos de espaços fechados, que passaram a apreciar experiências musicais únicas a partir da improvisação, do toque, da escuta e dos demais sentidos que se deslocaram no espaço. Esta experiência aqui apresentada sensibiliza a escuta frente ao colorido acústico disponível localmente, unindo artistas-pesquisadores enquanto corpo em consonância com os seus entornos e que continuamente revelam sonoridades, práticas musicais e relatos de experiências que são tão particulares a Belém do Pará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Karolina Flores Bibiano, Universidade Federal do Rio Grande

Graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG (2014) . No período da graduação atuou como bolsista de Iniciação Científica - CNPq do Grupo de Pesquisa Gênero e Sexualidade - GESE. Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - TIC-EDU UAB, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.(2018). Mestrado em andamento no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências - FURG. Atualmente participa do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia - GEECAF, tendo interesse em pesquisas sobre Educação, Filosofia, Ensino da Literatura, em Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa.

Reinaldo Botelho Pinto, Universidade Federal do Pará

Estudou Canto Popular, Guitarra e Violão nas escolas G2 Música, 7note e SESC Boulevard; Cursou a Oficina de Iniciação Musical na UEPA; Estudou no Curso Livre de Música na EMUFPA; Estudou no Curso Técnico em Canto Coral na EMUFPA; Cursou Ciência da Computação na UFPA; Trabalhou na Acception Tecnologia; Se apresentou no VI CEMUFPA; Participou do projeto Música no Trabalho da UFPA; Atualmente graduando em Licenciatura em Música na UFPA e estuda na Starling Academy of Music

Hannah Alice Cabral Maia, Universidade Federal do Pará

Licencianda em Música pela Universidade Federal do Pará, participou do projeto criado pelo percussionista paraense Márcio Jardim, intitulado Jardim Percussivo, realizando a gravação de um álbum com o foco nos ritmos Amazônicos, mesclando a cultura Indígena e Africana. Integra o Projeto Mosaico: Arte, Música e Paisagem Sonora na Escola: 2ª ed. e participa como bolsista do grupo de pesquisa Arte Sonora: Estudos em Processos Criativos, Instalativos e em Paisagem Sonora.

Luan Hermes Ribeiro, Universidade Federal do Pará

Iniciou seus estudos no curso on-line fica a dica premium, Graduado em licenciatura plena em música-UFPA, Instrumentista (violão e guitarra), se dedicando a produção música e composição. Tem experiência em: produção cultural, produção musical, composição, arranjo, show. Integra o Projeto MOSAICO: Arte, música e paisagem sonora na escola- 2ª, e Estudante do Grupo de Pesquisa Arte Sonora: Estudos dos Processos Criativos, Instalativos e em paisagem Sonora

João Guilherme de Castro Souza Miranda, Universidade Federal do Pará

Licenciando em Música pela Universidade Federal do Pará (Brasil), faz parte do projeto de extensão "Mosaico: conversações, provocações e práticas estéticas" e do Grupo de Pesquisa "Arte sonora: estudos em processos criativos e instalativos em paisagem sonora". Formado pela Escola g2 Muhsica em guitarra elétrica. Produtor independente.

Referências

Careri, Francesco. 2016. “WALKSCAPES: o caminhar como prática estética”. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2016.

________________. 2017. Caminhar e Parar. 1ª Edição. Editora Gustavo Gili, 2017.

Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina Costa. 2017. “Aprende-se Ciência Somente na Escola? Artefatos Culturais para o Ensino de Ciências na Contemporaneidade”. in Ecos terrestres do Sul: articulando os ecossistemas ao ensino de ciências. Rio Grande: Ed. FURG, p. 47-58.

Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina Costa. 2013. “Artefatos Culturais: Algumas possibilidades para promoção de uma Educação para Sexualidade”. Rev. Diversidade e Educação, v.1, n.1, p. 45-46, jan./jun. 2013. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6232/4325.

Oliveira, Elder. 2019. “Registo, Composição e Vinculação de Instalação Sonora para espaços específicos através da revisitação”. Tese doutoral, disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/27527?locale=pt_PT

Truax, Barry. 1999. “Handbook for Acoustic Ecology”. 2ª Ed, 1999. 1ª publicação pelo World Soundscape Project, Simon Fraser University and ARC Publications, em 1978.

Westerkamp, Hildegard. 2001. “Soundwalking”. Originally published in Sound Heritage, Vol III, Number 4. Victoria B.C., Revised in 2001.

Westerkamp, Hildegard. 1988. “Listening and Soundmaking: A study of music-as-environment”. Master’s Thesis; Simon Fraser University, 1988.

Westerkamp, Hildegard. 2010. “Beneath the forest floor”. Transformations. Montreal: IMED 1031 / 2010; UCC 771028103102.

Downloads

Publicado

29-01-2023

Como Citar

OLIVEIRA, Elder; FLORES BIBIANO, Ana Karolina; BOTELHO PINTO, Reinaldo; CABRAL MAIA, Hannah Alice; HERMES RIBEIRO, Luan; DE CASTRO SOUZA MIRANDA, João Guilherme. Relatos de experiências na paisagem sonora belenense: imersão artística no mercado Ver-o-Peso, Belém do Pará. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 44–55, 2023. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/109. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Paisagens Sonoras (Artigos)