Potencial expressivo e informativo da paisagem sonora na estética audiovisual

Autores

  • Barbara Silva Universidade Anhembi Morumbi
  • Alexandre Marino Fernandez Faculdade Cásper Líbero
  • Renato Coelho ´Pannacci Universidade Anhembi Morumbi

Palavras-chave:

Escuta, Paisagem Sonora, Narrativa Audiovisual, Ruído, Silêncio

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados da pesquisa de iniciação científica que explora o potencial expressivo e informativo da paisagem sonora no âmbito audiovisual. Iniciaremos apresentando o conceito de paisagem sonora para depois introduzir sua importância no âmbito audiovisual. A seguir, através da análise de duas obras importantes do cinema brasileiro, O Som ao Redor e Vidas Secas, pretendemos evidenciar tal importância. Finalizaremos o artigo apresentado os resultados de dois exercícios de escuta que realizamos durante o período da iniciação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aprobato Filho, Nelson. 2018. Kaleidosfone: as novas camadas sonoras da cidade de São Paulo: Fins do século XIX - início do XX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.

Barthes, Roland. 1990. “O Corpo da Música”. In: O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. 215-276, Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Burch, Noel. 1992. Práxis do Cinema. São Paulo: Ed. Perspectiva.

Capato, Giulia Torres, e Alexandre Marino Fernandez. 2019. “O Silêncio Na estética Audiovisual: A Vila E A Chegada”. Anagrama 13 (2). https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/159607.

Chion, Michel. 2008. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Ed. Texto & Grafia.

Eiseinstein, S. M., Pudovkin, V. I. e Alexandrov, G. V. “Declaração sobre o futuro do cinema sonoro”. Revista Sovietsky Ekran n°32, Moscou, 1928.

Fernandez, Alexandre Marino. 2017. “Exercícios de Escuta no Ensino de Trilha Sonora”. Anais do 13° Musimid - Encontro Internacional de Música e Mídia - São Paulo: MusiMid.

Krause, Bernie. 2013. A Grande Orquestra da Natureza. Rio de Janeiro: Zahar Editora.

Manini, Ricardo. 2013. Entre silêncios e ruídos, experiências sonoras no cinema. Campinas. Disponível em: http://www.dicyt.com/viewNews.php?newsId=28924.

Oliveros, Pauline. 2005. Deep Listening: A composer's sound practice. Nova Iorque, EUA: iUniverse.

Rodriguez, Ángel. 2002. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: Ed. Senac.

Santos, Fátima Carneiro dos. 2007. Por uma escuta nômade: a música dos sons das ruas . São Paulo: EDUC.

Santos, Nelson Pereira dos. 2007. “Nelson Pereira dos Santos: resistência e esperança de um cinema.” Entrevista concedida a Paulo Roberto Ramos. Revista de Estudos Avançados, São Paulo, v. 21, n. 59, p. 323-352, jan/abr. 2007.

Schafer, R. Murray. 2004. Ouvido Pensante. São Paulo: ed. Unesp.

Schafer, R. Murray. 2007. Afinação do Mundo. São Paulo: ed. Unesp.

Silva, Marcia Regina Carvalho da. 2005. “De olhos e ouvidos bem abertos: uma classificação dos sons do cinema”. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Rio de Janeiro.

Thompson, Emily. 2012 “Sound, Modernity and History”. In: Sterne, Jonathan. The Sound Studies Reader. 117-129. Nova Iorque, EUA: Ed. Routledge,

Vaz, Mariana Telles d’Ultra. 2013. “O Cinema como música em Eisenstein”. In: 9° Interprogramas de mestrado Faculdade Cásper Líbero. São Paulo.

Santos, Nelson Pereira dos, dir. 1963. Vidas Secas. Rio de Janeiro: Herbert Richards, 2005. DVD.

Mendonça Filho, Kléber, dir. 2005. Eletrodoméstica. Pernambuco: CinemaScópio. YouTube (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cnGURbbtTlc)

Mendonça Filho, Kléber, dir. 2012. O som ao redor. Pernambuco: CinemaScópio, 2012. DVD.

Downloads

Publicado

23-10-2021

Como Citar

SILVA, Barbara; FERNANDEZ, Alexandre Marino; COELHO ´PANNACCI, Renato. Potencial expressivo e informativo da paisagem sonora na estética audiovisual. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 169–185, 2021. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/59. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Notas de pesquisa