“Alô, tchurma do Bom Fim”: Memórias de uma cena musical porto-alegrense

Autores

  • Caroline Govari Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

cenas musicais, identidades, memória, mídia

Resumo

Porto Alegre, década de 80. A produção artística voltada ao público jovem explode nas ruas da capital do estado, e tem maior efervescência em um determinado local: o bairro Bom Fim. Com base em uma pesquisa biográfica (ROSENTHAL, 2017) e documental (GIL, 2008), este texto tem o objetivo de discorrer sobre o respectivo bairro porto-alegrense, que ficou conhecido como  “a casa do rock gaúcho a partir da metade da década de 1980”. Para isso, articulo especialmente os conceitos de memória (POLLAK, 1992), identidades (BORN, 2016) e cenas musicais (STRAW, 2017), além de outros que igualmente oferem suporte para esta análise. Ou seja, o artigo aborda um momento e um local específico, que exibe certas particularidades, e assim busca reconhecer a característica fugaz das cenas, entendendo o seu papel produtivo e funcional na vida urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alexandre, Ricardo. 2013. Dias de Luta: o rock e o Brasil dos anos 1980 / Ricardo Alexandre – Porto Alegre: Arquipélago Editorial.

Assmann, A. 2011. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas, SP: Editora da Unicamp.

Baym, NK; Ledbetter, A. 2009. Tunes that bind?: Predicting friendship strength in a music-based social network’. Information, Communication & Society, 12(3): 408–427.

Bergson, Henri. 2006. Duração e simultaneidade. São Paulo: Martins Fontes.

Born, Georgina. 2016. Musical and the Materialization of Identities (Sage). Journal of Material Culture, 16(4) 376–388, 2016.

Endler, S F. 2004. Rádio Continental AM: história e narrativas, em Porto Alegre, de 1971 a 1981. Tese (doutorado) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS.

Fabbri, F. 2017. Uma teoria dos gêneros musicais: duas aplicações. Revista Vortex, 5(3), (.1-31).

Fernandes, C. 2010. Contra Correntes e Cusparadas. Argumento para documentário cultural. Recife. Mimeo.

Gil, A. C. 2008. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas.

Govari; Caroline.2020. “Duas notas chegam para mim. Dois acordes repetidos sem fim”: a constituição musical, midiática e identitária do rock gaúcho na década de 1980. Tese (doutorado) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS.

Lena, Jennifer C. 2012. Banding Together: How Communities Create Genres in Popular Music. By Jennifer C. Lena. Princeton, N.J.: Princeton University Press.

Negus, K. 1999. Music genres and corporate cultures. Londres e Nova Iorque: Routledge.

Nora, P.1993. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, PUC, n.10, dez (7-29).

Pedroso, L. F. 2019. História de um Bom Fim. Boemia e transgressão de um bairro maldito.

Pesavento, S.1991. Memória Porto Alegre – Espaços e vivências. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

Pollak, M. 1992. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10 (200-212).

Rosenthal, Gabriele. 2014. Pesquisa social interpretativa: uma introdução / Gabriele Rosenthal.Porto Alegre: EDIPUCRS.

___.2017. História de vida vivenciada e história de vida narrada: Gestalt e estrutura de autoapresentações biográficas. Porto Alegre: EDIPUCRS.

Soares, T.; Nunes, C. G. 2020. “Eu Quis Comer Você”: Fantasia roqueira num programa televisivo infantil. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, [S. l.], v. 47, n. 53 (202-222).

Suman, Katia. 2018. Katia Suman e os diários secretos da Rádio Ipanema FM./ Porto Alegre: Besouro Box.

Straw, Will. 2017. Cenas visíveis e invisíveis. In: Mapeando cenas da música pop: cidades, mediações e arquivos – Volume I. / Adriana Amaral et al (Org.). – Paraíba: Marca de Fantasia, p. 70-84.

___. 1991. Systems of articulation logics of change: communities and scenes in popular music. Cultural Studies 5 (3), p. 368–388.

Teixeira, P. C. 2012. Esquina Maldita. 1ª ed. Editoria Libretos, 60p.

Trusz, A. 2016. Verdes Anos – Memórias de um filme e de uma geração / Porto Alegre: Editora da UFRGS.

Downloads

Publicado

23-10-2021

Como Citar

GOVARI, Caroline. “Alô, tchurma do Bom Fim”: Memórias de uma cena musical porto-alegrense. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 68–87, 2021. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/54. Acesso em: 23 nov. 2024.