Tagg e seu modo de entender os modos musicais

Autores

Palavras-chave:

Philip Tagg, modos musicais, terminologia da teoria musical, teoria e crítica da música popular

Resumo

Recorda-se aqui o debate de Philip Tagg (1944-2024) em torno do conceito de modo musical. Primeiramente o texto pontua, a partir de diferentes autores, (des)entendimentos que circundam esse tópico. Em seguida, sobrevoa publicações de Tagg – Modality (2003), Troubles with tonal terminology (2013) e Everyday Tonality II (2014) – nas quais o britânico sublinha o etnocentrismo da teoria musical ocidental, que considera modal toda música que não utiliza os modos maiores e menores ionizados característicos do repertório euroclássico dos séculos XVIII e XIX. Ponderados vieses e estratégias de militância, a presente revisão reverencia a trajetória desse musicólogo, que se dedicou aos repertórios populares sempre observando as conexões entre música e sociedade, e jamais admitindo um uso terminológico despreocupado de suas implicações políticas. Por fim, é destacada sua visão dos modos musicais como um reflexo dos diferentes modos de ser e estar no mundo.

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Biografia do Autor

Marília do Espírito Santo Carvalho, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Marília do Espírito Santo Carvalho é doutoranda em Música (linha Teoria e História) na Universidade do Estado de Santa Catarina, e Mestre em Música pela mesma instituição (UDESC, 2018). Licenciada em Educação Artística com habilitação em Música pela Universidade de Brasília (UnB, 2007), Marília é professora efetiva do Centro de Educação Profissional - Escola de Música de Brasília (CEP-EMB) onde leciona flauta doce, prática de conjunto e teoria musical.

Márcia Ramos de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGMUS-UDESC)

Márcia Ramos de Oliveira é professora aposentada do Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina e atua como docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Música da mesma instituição (PPGMUS-UDESC).

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

DO ESPÍRITO SANTO CARVALHO, Marília; OLIVEIRA, Márcia Ramos de. Tagg e seu modo de entender os modos musicais. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 36–60, 2024. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/222. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Philip Tagg: Por uma musicologia expandida: da musemática ao edutenimento