Em defesa da memória

Autores

  • Lucia Santaella

Palavras-chave:

Gilberto Mendes, Poesia concreta, Tradução intersemiótica, Humor

Resumo

A cultura de um país vale pelo filtro da memória que é capaz de manter daquilo que a enriquece devido ao valor de sua qualidade. Esse é o pressuposto que anima esta apresentação cujo objetivo está voltado para o relevo a ser dado à fertilidade criativa das alianças que uniram os poetas concretos e Gilberto Mendes na constituição de uma ambientação em que música e poesia retroalimentavam-se na sintonia com as vanguardas internacionais.

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Referências

Campos, Augusto de. 1974. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva.

Cruz, João Batista Brito. 2017. “A música experimental de Gilberto Mendes”. MA diss. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Plaza, Julio. 1987. Tradução intersemiótica. São Paulo: Perspectiva.

Pound, Ezra. 1973. ABC da literatura. São Paulo: Cultrix.

Santaella, Lucia. 2019. Haroldo de Campos para sempre. São Paulo: EDUC.

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Publicado

31-03-2023 — Atualizado em 31-03-2023

Versões

Como Citar

SANTAELLA, Lucia. Em defesa da memória. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 107–114, 2023. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/156. Acesso em: 21 nov. 2024.