Camerata Romeu: uma orquestra cubana de mulheres sob o olhar de uma instrumentista brasileira

Auteurs

  • Lina Maria Ribeiro de Noronha Universidade Metropolitana de Santos

Mots-clés :

mulheres intérpretes, orquestra, Cuba, música erudita, mulheres na música

Résumé

A partir do concerto de uma orquestra cubana de mulheres, a Camerata Romeu, constrói-se uma análise comparativa, pelas diferenças que se apresentam, entre a atuação de mulheres profissionais na música orquestral em Cuba e no Brasil. Para tal, levanta-se um histórico da presença da mulher na música, em particular como instrumentista de orquestra. Além do referencial teórico de autoras, como Ramos López e Green, que questionam a historiografia musical, para traçar um panorama histórico sobre o fazer musical feminino, considera-se também o lugar de observação da autora, enquanto instrumentista brasileira.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Camerata Romeu. 2018. “Discografía”. https://camerataromeu.com/discography/.

Camerata Romeu. n. d. “Sobre”. Facebook. Accessed November 13, 2021. https://www.facebook.com/romeucamerata.

Citron, Marcia J. 1990. “Gender, professionalism and musical canon”. The Journal of Musicology 8, n° 1 (winter): 102-117.

Escuela Nacional de Teatro Cuba. 2021. “#EnVivo Concierto de Zenaida Romeu desde el Festival Cervantino em Guanajuato, México”. Facebook, October 22, 2021. https://www.facebook.com/ENTeatroCuba/videos/909209163317219.

Green, Lucy. 2001. Música, género y educactión. Madri: Morata.

Jiménes, Gretchen. 2014. “Camerata Romeu. Nuevas formas ¿en viejos moldes?”. Sobre estética musical - Comentários de Gretchen Jiménez. http://esteticamusicalcubana.blogspot.com/2014/04/publicaciones.html.

Morales Flores, Iván César. 2018. Cinco compositores cubanos de la diáspora (1990-2013). Havana: Casa de las Américas.

Palácios, Pablo. 2013. “A música brasileira no repertório da OSESP entre 2000 e 2009”. XXIII Congresso da ANPPOM. https://www.anppom.com.br/congressos/index.php/23anppom/Natal2013/paper/view/2479/492.

Pérez Gómez, Ailer. 2017. “Mujer y música en Cuba: caminos profesionales”. In Música y mujer en Iberoamérica: haciendo música desde la condición de género, edited by Juan Pablo González, 62-75. Santiago: Ibermúsicas.

Pichoneri, Dilma Fabri Marão. 2006. “Músicos de orquestra: um estudo sobre educação e trabalho no campo das artes”. MA diss., UNICAMP.

Pound, Jeremy. 2020. “Havana good time”. BBC Music Magazine. May, 2020, 48-50. https://www.yumpu.com/news/en/issue/7097-bbc-music-magazine-issue-052020/read?page=47.

Ramos, Pilar. 2010. “Luces y sombras en los estúdios sobre las mujeres y la música”. Revista Musical Chilena LXIV, n° 213 (January-June): 7-25.

Ramos López, Pilar. 2003. Feminismo y música: introducción crítica. Madri: Narcea.

Ramos López, Pilar. 2013. “Uma historia particular de la música: la contribución de las mujeres”. Brocar n° 37: 207-223.

Ramos López, Pilar. n. d. “Hacia uma historia de las mujeres intérpretes”. Accessed November 21, 2021. https://avamus.org/es/hacia-una-historia-de-las-mujeres-interpretes/.

Ravet, Hyacinthe. 2005. Féminin et masculin en musique: dynamiques identitaires et rapports de pouvoir. In L’acess des femmes à l’expression musicale – Aprentissage, création, interprétation : les musiciennes dans la societé. Edited by Anne-Marie Green, Hyacinthe Ravet, 225-246. Paris : L’Harmattan.

Rodríguez Calzadilla. 2015. “La mujer cubana en nuestra tradición musical”. Radio Enciclopedia. https://www.radioenciclopedia.cu/noticias/la-mujer-cubana-nuestra-tradicion-musical-20150307/index.html.

Segnini, Liliana Rolfsen Petrilli. 2014. “Os músicos e seu trabalho: diferenças de gênero e classe”. Tempo social 26, n° 1: 75-86.

Silva, Eliana Monteiro da. 2017. “Compositoras brasileiras no contexto da música erudita: uma história de luta contra a invisibilidade”. In Música y mujer en Iberoamérica: haciendo música desde la condición de género, edited by Juan Pablo González, 46-61. Santiago: Ibermúsicas.

Vermes, Mónica. 2011. “As mulheres como eixo de difusão musical no Rio de Janeiro da Belle Époque. 7° Encontro Internacional de Música e Mídia. São Paulo: MusiMid. http://musimid.mus.br/7encontro/textos/monicavermes.pdf.

Téléchargements

Publiée

2022-02-09

Comment citer

RIBEIRO DE NORONHA, Lina Maria. Camerata Romeu: uma orquestra cubana de mulheres sob o olhar de uma instrumentista brasileira. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 74–91, 2022. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/67. Acesso em: 23 nov. 2024.