A canção e os engajamentos extramusicais
Mots-clés :
canção, performance, extramusicalRésumé
O que acontece quando num filme, a personagem começa a cantar e/ou dançar uma canção? Se na cena, todos param para olhar a performance, nosso impulso como espectador é também acompanhar o espetáculo audiovisual com olhos e ouvidos, não exatamente preocupados com o que veio antes e o que virá depois, mas mais atentos ao que está acontecendo na tela. Este artigo investiga a incidência de canções performadas em filmes não-musicais do cinema comercial contemporâneo, e os engajamentos decorrente na relação entre espectadores e filme. Chamamos esse fenômeno de “extramusical”.
Téléchargements
Références
Altman, R. 1989. “The American Film Musical”. Bloomington & Indianápolis: Indiana University Press.
___________. 1999. “Film/Genre”. London, BFI.
Bordwell, D. 2005. “Figuras Traçadas na Luz”. Campinas: Papirus Editora.
Bordwell, D. e Staiger, J. e Thompson, K. 1985. “The Classical Hollywood Cinema – film style & mode of production to 1960”. New York: Columbia Univesity Press.
Bukatmann, S. 2006. “Spectacle, Attractions and Visual Pleasure”. In: In. STRAUVEN, Wanda. (org). Cinema of attractions reloaded. Amsterdam University Press.
Burgess, J. e Green, J. (org) 2009. “Youtube e a revolução digital – como o fenomeno da cultura participative está transformando a mídia e a sociedade”. São Paulo: Aleph.
Cordova, R. 2003. “Genre and Performance: An Overview”. In: GRANT, Barry Keith (org). Film Genre Reader III. Austin: University of Texas Press.
Dyer, R. 2002. “Entertainment and Utopia”. In: COHAN, Steven (ed) Hollywood Musicals, The Film Reader. London & New York: Routledge.
Feuer, J. 1993. “The Hollywood Musical” - 2nd edition. Bloomington & Indianápolis: Indiana University Press.
Schechner, R. 2006. “Performance Studies – an introduction”. 2. ed. New York/ London: Routledge.
Sibilia, P. 2013. “El artista como espetáculo: autenticidad y performance en la sociedad mediática”. Revista Dixit, n 18, julio pag.4-19.
Sutton, P. 2009. “Après le Coup de Foudre: Narrative, Love and Spectatorship in Groundhog Day”. In: ABBOTT, Stacey JERMYN, Deborah (ed.) Falling in love again – Romantic Comedy in Contemporary Cinema. London and New York: I.B. Tauris.
Telotte, J. P. 2002. “The New Hollywood Musical: From Saturday Night Fever to Footloose”. In: NEALE, Steve (ed.) Genre and Contemporary Hollywood. London: BFI.
Vieira, João Luiz. 1996. “Cinema e Performance”. In: XAVIEL, Ismail (org.) O cinema no século. Rio de Janeiro: Imago.
Zumthor, P. 2007. “Performance, recepção, leitura”. São Paulo: Cosac Naify.