“Sorrir é como nascer de novo”: A música no documentário No ritmo do Antonov (2014) de hajooj kuka
Mots-clés :
Música, Canção popular, Documentário, Cinemas africanosRésumé
A música é de fundamental importância na cultura africana porque é uma forma de celebrar, festejar, comemorar que fazem parte da realidade diária temporal e espiritual, o que em África pode ser percebido como indissociável e inseparável do cotidiano. Por esta razão, o presente artigo pretende analisar a música, o ritmo, o som e a dança como tendo um papel central na trama e a música como protagonista cultural, tradicional, crítica e rítmica, como no documentário No ritmo do Antonov (Sudão/África do Sul, 2014) de hajooj kuka, servindo de marcadora de ancestralidades, vivências, territorialidades e valores comunitários.
Téléchargements
Références
Altman, Rick. 1992. Sound Theory, Sound Practice. Nova Iorque: Routledge.
Cabral, Amílcar. 1974. Guiné-Bissau: nação africana forjada na luta. Trad. Manuel L. Martins. Lisboa: Nova Aurora. (Textos Amílcar Cabral, n.1).
Chion, Michel. 2011. A Audiovisão: Som e Imagem no Cinema. Lisboa: Texto e Grafia.
Connell, John; Gibson, Chris. 2012. Sound track: Popular music, Identity and Place. Routledge.
Depetris-Chauvin, I. 2016. “Ter saudade até que é bom. Música y afectividad en dos documentales brasileños recientes”. In: 452ºF, n. 14, Jan. 2016, p. 45-68.
Gorbman, C. 2007. “Auteur music”. In: Goldmark, D.; Kramer, L.; Leppert, R. Beyond the soundtrack: representing music in cinema. Berkeley: University of California Press.
Gorbman, Claudia. 1987. Unheard Melodies. Bloomington: Indiana University Press.
Hennebelle, Guy. 1978. Os cinemas nacionais contra Hollywood. trad. Paulo Vidal; Julieta Viriato de Medeiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Hobsbawm, Eric. 1990. A Invenção das Tradições. Rio de Janeiro: Paz e. Terra.
Inglis, Ian. 2005. “Music, Masculinity & Membership”. In: Pop Fiction: The Song in the Cinema. Bristol: Intellect Books.
Kassabian, A. 2001. Hearing film: tracking identifications in contemporary Hollywood film music. Nova Iorque; Londres: Routledge.
Leal-Riesco, Beatriz. 2011. The role of music in African cinema. In: Afroscreen. 16 May 2011. http://www.buala.org/en/afroscreen/the-role-of-music-in-african-cinema.
Leal-Riesco, Beatriz. 2012. “A caminho de um amadurecimento na utilização da música no cinema africano: Sembene, Sissako e Sené Absa”. In: Bamba, Mahomed; Meleiro, Alessandra (orgs). Filmes da África e da diáspora: objetos de discursos. Salvador: EDUFBa, p. 101-128.
Maia, Guilherme; Ravazzano, Lucas. 2015. “O Cinema Musical na América Latina: Uma Cartografia”. In: Revista Significação, Campinas, v.42, n. 44, p. 212-231.
Miranda, S. R. 2011. “Música, cinema e a constituição do campo teórico”. In: Revista Contracampo, Niterói, n.23, dezembro de 2011, p. 160-70.
No Ritmo do Antonov. 2014. Direção: hajooj kuka. Sudão, África do Sul. Documentário. 68 min.
Oliveira, Jusciele C A de. 2013. “A musicalidade africana narra vida de Vita na comédia-musical Nha fala, do cineasta Flora Gomes”. In: Revista Mulemba, Rio de Janeiro: UFRJ, v.1, n.9, p.84-103.
Piedras, P. e Dufays, S. 2018. Conozco la canción: melodias populares en los cines posclásicos de América Latina y Europa. Buenos Aires: Libraria.
Ukadike, Nwachukwu Frank. 1994. Black African cinema. Los Angeles/USA: University of California Press.