A ressignificação pós-moderna na obra Recado a Schumann, de Gilberto Mendes

Auteurs

  • Edson Zampronha Universidad de Oviedo

Mots-clés :

Gilberto Mendes, Pós-modernismo, Ressignificação, Composição musical, Análise musical

Résumé

O emprego de referências a outras obras é um dos traços mais visíveis da fase pós-moderna de Gilberto Mendes. No entanto, referências a outras obras é algo muito frequente na música ocidental em geral. O que é efetivamente original no caso de Mendes é o modo como são realizadas, destacando-se de forma especial a ressignificação das referências, as quais vão muito além de simples deslocamentos contextuais de materiais musicais.

Neste texto, sua composição Recado a Schumann é utilizada para ilustrar como essas ressignificações aparecem em sua obra, e para demonstrar que não ocorrem de forma nem ocasional, nem superficial. Ao contrário, estão presentes no desenho da obra como um todo, revelando que são parte essencial da sua composição musical.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BOULEZ, Pierre. Apontamentos de aprendiz. São paulo: Perspectiva, 1995.

CRUZ, João Batista Carvallo de Brito. A música experimental de Gilberto Mendes: contexto e análises. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, p. 125. 2017.

DELGADO DE SOUZA, Carla. Entre práticas e discursos: Gilberto Mendes, Willy Corrêa de Oliveira e o campo da música erudita brasileira pós 1980. Ciências Sociais Unisinos, v. 53, n. 3, p. 467-477, 2017.

KRAMER, Jonathan D. The nature and origins of musical postmodernism. In: LOCHHEAD, Judy; AUNER, Joseph Auner. Postmodern music / Postmodern thought. New York and London: Routledge, 2002, p. 13-26.

LYOTARD, Jean-François. La Condition Postmoderne - Rapport sur le savoir. Paris: Les Éditions de Minuit, 1979.

MAGRE, Fernando; ROSA, Luciana F. Performance, interatividade e localidade em Santos Football Music de Gilberto Mendes. Revista Vórtex, v.9, n.1, p. 1-18, 2021.

MARTINS, André L.; COSTA, Rogério. 2017. From Concrete Poetry to Musical Composition: Narrativity, Intertextuality and Musical Meaning in Motet em Ré Menor by Gilberto Mendes. Musica Theorica, v. 2, n. 1, p. 112-130, 2017.

MENDES, Gilberto. Uma odisséia musical: Dos mares do sul à elegância pop-art déco. São Paulo: Edusp, 1994.

PRADA, Teresinha. Gilberto Mendes: Vanguarda e utopia nos mares do sul. São Paulo: Terceira Margem, 2010.

SANTOS, Rita de Cássia Domingues dos; ROSSETTI, Danilo. O Pós-Minimalismo de “Il Neige... de Nouveau!”: intertextualidade e forma como processo. Revista Vórtex, v. 8, n. 2, p. 1-32, 2020.

ZAMPRONHA, Edson. Usando citações na música pós-moderna. In: SEKEFF, Maria de Lourdes; ZAMPRONHA, Edson. Arte e Cultura V – Estudos Interdisciplinares. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2009, p.145-172.

Téléchargements

Publiée

2023-03-31

Comment citer

ZAMPRONHA, Edson. A ressignificação pós-moderna na obra Recado a Schumann, de Gilberto Mendes. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 23–35, 2023. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/138. Acesso em: 21 nov. 2024.