Efeitos do fonógrafo, Modernismo e arte sonora
uma leitura (escuta) de O Som é um texto desmutado – b-Aluria (Gabriela Nobre)
Palabras clave:
Arte Sonora; Tecnologia; ModernismoResumen
Neste artigo, a vi?deo-performance “O som e? um texto desmutado” (2020), da artista sonora b-Aluria (Gabriela Nobre) serve de fio condutor para a reflexão sobre a influência das tecnologias de a?udio na criac?a?o musical. Portanto, este trabalho articula tre?s dimenso?es: a) o pensamento musical de compositores de vanguarda frente a?s novas tecnologias que surgem no ini?cio do se?culo XX e a? demanda pela construc?a?o de uma mu?sica tipicamente moderna que pudesse se contrapor a? mu?sica do Romantismo; b) a ana?lise mais aprofundada e atual do impacto dessas tecnologias na criac?a?o musical, especificamente a discussa?o levantada por Katz (2004); c) um exemplo de arte sonora recente.
Descargas
Citas
Chion, M. 2016. Sound: An Acoulogical Treatise. Translated by J A Steintrager. Durham and London: Duke University Press.
Katz, M. 2004. Capturing Sound: How Technology Has Changed Music. Berkeley and Los Angeles: University of California Press.
Metzer, David Joel. 2009. Musical Modernism at the Turn of the Twenty-First Century. New York: Cambridge University Press.
Nogueira, Isabel. 2019. “Vozes, Sons e Herstories: Tecendo a Pesquisa Feminista Em Música Experimental No Brasil,” 53–79.
Schaeffer, P. 2012. In Search of a Concrete Music. Translated by Christine North and John Dack. An Ahmanson Foundation Book in Humanities (UPCCP) Series. Berkeley and Los Angeles: University of California Press.
Tamm, Eric. 1989. “Brian Eno: His Music and the Vertical Colour of Sound,” 246.
Varèse, Edgard. 1966. “The Liberation of Sound.” Edited by C. Wen-chung. Perspectives of New Music 5 (1): 11–19.
Albuquerque, GG. Matéria em website. https://volumemorto.com.br/poeticas-sonoras-das-fitas-cassete/. Acesso em 20/05/2021.