Efeitos do fonógrafo, Modernismo e arte sonora

uma leitura (escuta) de O Som é um texto desmutado – b-Aluria (Gabriela Nobre)

Autores/as

  • Nariá Assis Ribeiro Universidade Nova de Lisboa

Palabras clave:

Arte Sonora; Tecnologia; Modernismo

Resumen

Neste artigo, a vi?deo-performance “O som e? um texto desmutado” (2020), da artista sonora b-Aluria (Gabriela Nobre) serve de fio condutor para a reflexão sobre a influência das tecnologias de a?udio na criac?a?o musical. Portanto, este trabalho articula tre?s dimenso?es: a) o pensamento musical de compositores de vanguarda frente a?s novas tecnologias que surgem no ini?cio do se?culo XX e a? demanda pela construc?a?o de uma mu?sica tipicamente moderna que pudesse se contrapor a? mu?sica do Romantismo; b) a ana?lise mais aprofundada e atual do impacto dessas tecnologias na criac?a?o musical, especificamente a discussa?o levantada por Katz (2004); c) um exemplo de arte sonora recente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Chion, M. 2016. Sound: An Acoulogical Treatise. Translated by J A Steintrager. Durham and London: Duke University Press.

Katz, M. 2004. Capturing Sound: How Technology Has Changed Music. Berkeley and Los Angeles: University of California Press.

Metzer, David Joel. 2009. Musical Modernism at the Turn of the Twenty-First Century. New York: Cambridge University Press.

Nogueira, Isabel. 2019. “Vozes, Sons e Herstories: Tecendo a Pesquisa Feminista Em Música Experimental No Brasil,” 53–79.

Schaeffer, P. 2012. In Search of a Concrete Music. Translated by Christine North and John Dack. An Ahmanson Foundation Book in Humanities (UPCCP) Series. Berkeley and Los Angeles: University of California Press.

Tamm, Eric. 1989. “Brian Eno: His Music and the Vertical Colour of Sound,” 246.

Varèse, Edgard. 1966. “The Liberation of Sound.” Edited by C. Wen-chung. Perspectives of New Music 5 (1): 11–19.

Albuquerque, GG. Matéria em website. https://volumemorto.com.br/poeticas-sonoras-das-fitas-cassete/. Acesso em 20/05/2021.

Publicado

2022-11-21

Cómo citar

ASSIS RIBEIRO, Nariá. Efeitos do fonógrafo, Modernismo e arte sonora: uma leitura (escuta) de O Som é um texto desmutado – b-Aluria (Gabriela Nobre). MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 161–171, 2022. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/90. Acesso em: 21 nov. 2024.